O ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO HOSPITALAR E AS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: IMPORTANTES ALIADOS NO PROCESSO DE INCLUSÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.17.16966.011

Resumo

O artigo corresponde a um relato de experiência psicopedagógica transformadora com a utilização de tecnologias assistivas numa classe hospitalar do projeto de extensão PROBEX-UFPB “Atendimento psicopedagógico à criança e ao adolescente hospitalizado”, projeto realizado desde 2001 no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), localizado na cidade de João Pessoa - PB. O objetivo é reconhecer o uso das tecnologias assistivas no atendimento psicopedagógico, assim como de práticas pedagógicas inclusivas e sua relevância para a autonomia e o desenvolvimento cognitivo de alunos/as pacientes. A metodologia envolveu pesquisa bibliográfica e observacional, construída por meio de uma abordagem qualitativa, tendo como método de análise a análise de conteúdo. Constata-se, através da observação, que as tecnologias na educação de crianças e adolescentes hospitalizados possibilitaram condições mais oportunas de aprendizado e sua importância dentro da educação e o quanto é necessário lutar pela educação, que é de todos/as.

Biografia do Autor

Kathy Souza Xavier de Araújo, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Aluna de Mestrado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa - PB, Brasil.

Klebson Felismino Bernardo, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Aluno de Mestrado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa - PB, Brasil.

Janine Marta Coelho Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa - PB, Brasil. Doutorado em Educação. 

Downloads

Publicado

2021-04-09