ATIVIDADES LÚDICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA ATENÇÃO VOLUNTÁRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.17.17071.41

Resumo

O objetivo deste trabalho foi identificar e analisar atividades lúdicas que têm a potencialidade em avaliar e promover o desenvolvimento da atenção voluntária. Tal identificação e análise foram feitas a partir da partici-pação de crianças no projeto de extensão “Jogos e brincadeiras para o desenvolvimento da atenção voluntária”, que tinham queixa de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A concepção de desenvolvimento, aprendizagem e atividades lúdicas que orientou o projeto foi da psicologia histórico-cultural. Não foi identi-ficada qualquer dificuldade na atenção voluntária das crianças, tendo em vista a etapa de desenvolvimento em que estavam, apesar da queixa de desatenção da professora. A hipótese para a divergência entre o que foi analisado e a queixa apresentada é que as atividades em sala de aula não eram motivadoras para as crianças e, na etapa do desenvolvimento em que elas se encontravam, a atenção é dirigida pelos motivos da atividade.

Biografia do Autor

Regiely Aparecida Fernandes Santos, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Aluna de Mestrado da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Diamantina, MG – Brasil.

Flávia Gonçalves da Silva, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Professora da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Diamantina, MG – Brasil. Doutorado em Educação.

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Publicado

2021-07-31