CUIDADOS COM O PACIENTE TRANSPLANTADO DE MEDULA ÓSSEA: UMA ABORDAGEM PARA PREVENÇÃO DE DOENÇAS INFECCIOSAS
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.17.17485.57Abstract
As doenças infecciosas constituem uma das principais causas de morte entre os pacientes submetidos ao Transplante de Medula Óssea (TMO). O conhecimento sobre os microrganismos e suas formas de transmissão pode minimizar os riscos de o paciente transplantado ser exposto aos microrganismos potencialmente patogênicos. Assim, o objetivo do trabalho é relatar as ações educativas ocorridas no âmbito do projeto de extensão intitulado “Cuidados com o Paciente Transplantado de Medula Óssea do HC (Hospital de Clínicas) UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro): uma abordagem para prevenção de doenças infecciosas”, que visou orientar pacientes transplantados e seus acompanhantes sobre os cuidados para prevenção da aquisição de doenças infecciosas. Ações de educação em saúde, empregando-se recursos didáticos e lúdicos, foram desenvolvidas por uma equipe de docentes e discentes de diferentes cursos da área da saúde da UFTM. Espera-se que este relato de experiência estimule a realização de ações semelhantes em outras instituições de ensino da área da saúde.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.