AÇÕES DE EXTENSÃO COM USO DO GESTALTISMO E TECNOLOGIA: DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTAS ROBÓTICAS VOLTADAS PARA O PÚBLICO EXTERNO À INSTITUIÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.17.17734.50Abstract
O uso de Tecnologia da Informação (TI) em ações de extensão tem crescido nestes tempos, mas ter ferramentas de TI não representa uma bem-sucedida ação através delas. É necessário haver metodologias que ajudem os participantes das atividades de extensão a aproveitar melhor ferramenta ou recursos, para criar um ambiente no qual eles se tornem protagonistas e não simples absorvedores da TI. Com base nessa necessidade, aplicou-se o Gestaltismo como um método para proporcionar com que vários recursos fossem criados, desenvolvidos e programados pelos participantes das atividades, baseado nas suas necessidades pessoais e em suas cosmovisões. Com base em três aplicações dessa metodologia, em três turmas de extensão diferentes, foi possível observar um incremento na motivação de absorver novos saberes com uma ferramenta de TI que foi construída a partir da necessidade dos participantes, utilizando técnicas do Gestaltismo, de modo que pode ser observado que esse método pode reduzir reatividades na introdução de Tecnologia da Informação nas ações de extensão.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.