MÁQUINAS QUE APRENDEM: DIVULGANDO TECNOLOGIAS À COMUNIDADE POR MEIO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.18.20808.017Abstract
O avanço tecnológico pode auxiliar em diversas áreas de estudo, inclusive no processo de ensino e aprendizagem. Dado que muitas pessoas estão imersas na era da informação, o objetivo desse artigo é relatar uma ação extensionista realizada no evento V Conhecendo o Cérebro, na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) com o objetivo de popularizar o conhecimento tecnológico com o foco em aprendizagem de máquinas. O público-alvo foi crianças e adolescentes. O presente estande apresentou atividades relacionadas ao comportamento das redes neurais humanas e as semelhanças com uma rede neural computacional, visando explicar sua origem e finalidade. Para isso o estande contou com demonstração de jogos, conversa com o público-alvo com muita interação entre expositores e visitantes. Como resultado, percebe-se que o tema de Inteligência Artificial, apesar de complexo, pode ser trabalhado com o público infanto-juvenil dado que eles demonstraram interesse, realizaram muitas perguntas e interagiram com os expositores.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.