O PACIENTE COM TUBERCULOSE E A RELAÇÃO QUE POSSUI COM A DOENÇA EM SEU CONTEXTO SOCIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.19.21329.004Abstract
O objetivo deste artigo é apresentar o relato de experiência vivenciado durante ação desenvolvida no Projeto de extensão intitulado Melhorias da Medicina da Familia e da Comunidade para o controle da tuberculose na Atenção Básica de Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foram realizadas visitas domiciliares a pacientes com tuberculose, visando reforçar a adesão ao tratamento. Para isso, desenvolveu-se entrevistas com pacientes e familiares a fim de desvendar o que sabiam sobre a doença. Em resposta, observou-se equívocos e a intenção de interrupção do tratamento foi relatada. Ação de educação para a saúde foi desenvolvida. O desconhecimento detectado e a iniquidade social observada no território motivaram a reflexão da proposta contida no Plano Nacional pelo fim da tuberculose e na atuação das políticas públicas para isso. Concluiu-se que o abandono do tratamento é um processo multifatorial e suas causas devem ser melhor analisadas junto às populações vulneráveis.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.