O PACIENTE COM TUBERCULOSE E A RELAÇÃO QUE POSSUI COM A DOENÇA EM SEU CONTEXTO SOCIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Nayara Pontes Mateus Cavalcante Universidade Federal do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0003-0105-3860
  • Maria Antônia Aleixo de Carvalho Viva Rio
  • Cláudia Lima Campos Alzuguir Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Lucia Maria Pereira de Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0003-1703-2669

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.19.21329.004

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar o relato de experiência vivenciado durante ação desenvolvida no   Projeto de extensão intitulado Melhorias da Medicina da Familia e da Comunidade para o controle da tuberculose na Atenção Básica de Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro.  Foram realizadas visitas domiciliares a pacientes com tuberculose, visando reforçar a adesão ao tratamento. Para isso, desenvolveu-se entrevistas com pacientes e familiares a fim de desvendar o que sabiam sobre a doença. Em resposta, observou-se equívocos e a intenção de interrupção do tratamento foi relatada. Ação de educação para a saúde foi desenvolvida. O desconhecimento detectado e a iniquidade social observada no território motivaram a reflexão da proposta contida no Plano Nacional pelo fim da tuberculose e na atuação das políticas públicas para isso. Concluiu-se que o abandono do tratamento é um processo multifatorial e suas causas devem ser melhor analisadas junto às populações vulneráveis.    

Biografia do Autor

Nayara Pontes Mateus Cavalcante, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Acadêmica do curso de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Estudante extensionista do Projeto de Extensão  Melhorias da Medicina da Familia e da Comunidade para o Controle da Tuberculose na Atenção Básica de Saúde.

Maria Antônia Aleixo de Carvalho, Viva Rio

Agente Comunitária de Saúde, mantendo o vínculo com a Viva Rio. Integra a equipe externa do Projeto de Extensão Melhorias da Medicina da Familia e da Comunidade para o Controle da Tuberculose na Atenção Básica de Saúde.

Cláudia Lima Campos Alzuguir, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Integra a equipe interna do Projeto de Extensão Melhorias da Medicina da Familia e da Comunidade para o Controle da Tuberculose na Atenção Básica de Saúde.

Lucia Maria Pereira de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bióloga. Doutora em Ensino e Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz e Docente Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenadora responsável pelo Projeto  Melhorias da Medicina da Família e da Comunidade para o Controle da Tuberculose na Atenção Básica de Saúde, aprovado pela UFRJ em 2019.

Downloads

Publicado

2023-03-22