OFICINAS PEDAGÓGICAS: ESTRATÉGIA PROMISSORA NA FORMAÇÃO DE GUARDIÃS E GUARDIÕES MIRINS PARA CONSERVAÇÃO DAS SEMENTES CRIOULAS
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.20.23566.019Abstract
Os guardiões das sementes crioulas são os pequenos produtores que guardam e semeiam as inúmeras variedades de sementes tradicionais. Desse modo, este trabalho é proveniente de um projeto de extensão intitulado “Formando guardiões mirins: resgate, conservação e multiplicação das sementes crioulas”, cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - PREXC, da Universidade Federal do Piauí – UFPI, que teve por objetivo central formar guardiões mirins do patrimônio genético das sementes crioulas, por intermédio de oficinas pedagógicas em uma escola do campo do município de Itainópolis - Piauí. Foram realizadas 10 oficinas pedagógicas em uma turma de 34 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II. As atividades proporcionaram aos alunos a oportunidade de conhecer o papel dos guardiões no cuidado das sementes tradicionais. Com essa iniciativa, espera-se que a conservação das sementes crioulas continue entre as gerações subsequentes.
Palavras-chave: Agrobiodiversidade; Conservação; Educação do Campo; Extensão Universitária; Sementes crioulas.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.