AS POSSIBILIDADES E OS DESAFIOS DE ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DOS CONHECIMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO MOVIMENTA

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.20.23757.020

Abstract

O objetivo deste relato de experiência foi o de relatar e analisar os pontos positivos e as dificuldades de atuação pedagógica com os grupos de crianças da Educação Infantil atendidas pelo Projeto de Extensão Movimenta. Este projeto tem como propósito a construção e execução de práticas pedagógicas embasadas nos conhecimentos da Educação Física, articulados aos conhecimentos da Educação Infantil para crianças de escolas municipais que ofertam creche e pré-escola na cidade do Rio Grande - RS. Os dados deste relato são provenientes do seminário de divulgação e avaliação das ações do projeto, ocorrido em 2023. Os resultados revelam, especialmente, como pontos positivos a aproximação dos/as extensionistas com a realidade da Educação Infantil e o aumento do repertório motor do grupo de crianças atendidas e, como desafios, a falta de infraestrutura das escolas para a realização das brincadeiras e o desconhecimento de alguns/as extensionistas em relação às características das crianças.

Palavras-chave: Conhecimentos da Educação Física; Crianças; Extensão Universitária.

Biografie autore

Rafaela da Silva Peixoto, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Aluna de Graduação na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil.

Leonardo Pires Prietsch, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Aluno de Graduação na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil.

Marcelo Dias Lemos, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Aluno de Graduação na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil.

Guilherme Santana de Avila, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Aluna de Graduação na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil.

Luciana Toaldo Gentilini Avila, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Professora na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutorado em Educação.

Pubblicato

2024-11-06