EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NOS ASSENTAMENTOS JACAMINHO E IGARAPÉ DO BRUNO: NOVOS SABERES E IMPLEMENTAÇÃO DE SAF’S E CONSTRUÇÕES ALTERNATIVAS NA AMAZÔNIA MERIDIONAL
Parole chiave:
Agricultura Familiar, Projeto de Intervenção, Sócio-econômico-agrícolaAbstract
Há um evidente descompasso entre a formação dos profissionais das ciências agrárias e a realidade do meio rural, onde os assentamentos são unidades produtivas de agricultores familiares complexas e que demandam atenção em diversas dimensões além da produtiva. A metodologia deste trabalho foi baseada na pedagogia progressista libertadora, que visa levar educadores e educandos a atingir um nível de consciência da realidade em que vivem na busca de transformação. Foram levantados os saberes locais sobre SAF’s, sobre as construções não convencionais, agroecologia e educação ambiental para a preparação de oficinas, atividades práticas e de material de apoio pelos acadêmicos. Apesar das diferenças dos resultados obtidos, os assentamentos não diferem da realidade dos assentamentos localizados em todo o Brasil. A reforma agrária deve ser considerada uma vitória pelas famílias assentadas, que além da luta pela terra, deve proporcionar uma melhoria no desenvolvimento integral das famílias, levando em consideração todas as esferas da vida.Downloads
Fascicolo
Sezione
Licenza
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.