PROJETO DE EXTENSÃO “ORQUESTRANDO A RECICLAGEM”
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.13.i2.0011Parole chiave:
reciclagem, educação, extensão, lúdico.Abstract
Este trabalho teve como objetivo apresentar o projeto de extensão “Orquestrando a Reciclagem”, desenvolvido pelo Grupo PET de Engenharia Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Ponta Grossa, em parceria com o Instituto Reviver. Esta ação foi promovida para contribuir com a conscientização sobre reciclagem, sendo dividida em apresentação de conteúdo teórico, mesa redonda, jogo e oficina sobre instrumentos musicais a partir de material reciclado. Pode-se observar que a maioria das crianças não tinham conhecimento dos conceitos abordados e não faziam a reciclagem. Concluise que a utilização de brincadeiras e oficinas práticas auxiliou no processo de aprendizagem, além de enfatizar a importância de ações extensionistas que proponham soluções viáveis para problemas que afetam a comunidade externa à universidade.
Riferimenti bibliografici
BRASIL Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 12.305 de 02 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Art. 14. Diário Oficial da União, Brasília, 2 ago. 2010. Disponível em: <http://www.jusbrasil.com.br/topicos/26264497/artigo-14-da-lei-n-12305-de-02-de-agosto-de-2010>. Acesso em: 12 fev. 2015.
ALVES, Ana Terezinha Jaques et al. Reciclagem: educar para conscientizar. Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 18, 2012, Cruz Alta. Anais eletrônicos... Cruz Alta: Unicruz Disponível em: <http://www.unicruz.edu.br/seminario/downloads/anais/cchc/reciclagem%20educar%20para%20conscientizar.pdf>. Acesso em: 12 fev. 2015.
Cordazzo, Mauro Luís Vieira; Duarte, Scheila Tatiana. A brincadeira e suas implicações nos processos de aprendizagem e de desenvolvimento. Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia. v.7, n.1, 2007.
CUNHA, T. S.; ZENI, A. L. B. A representação social de meio ambiente para alunos de ciências e biologia: subsídio para atividades em educação ambiental. In: Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v.18, 2007.
FIGUEIREDO, Paulo Jorge Moraes. A sociedade do lixo: os resíduos, a questão energética e a crise ambiental. Prefácio: Osvaldo Seva Filho. Piracicaba: UNIMEP, 1994.
GARRAFA, V. (org.). Extensão: a universidade construindo saber e cidadania: relatório de atividades, 1987/1988. Brasília: Ed. UNB, 1989.
NOGUEIRA, Elaine C.; et al. Projeto de educação ambiental: reciclar brincando. Univap/FCSAC – Curso de Turismo. Disponível em: <http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2008/anais/arquivosEPG/EPG01428_02_A.pdf>. Acesso em: 12 fev. 2015.
PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro: Guanabara, 1978.
PLAVAK, Tatieli; KATAOKA, Adriana Massaê; SURIANI-AFFONSO, Ana Lucia GARRAFA. Investigação sobre a inserção da temática ambiental no ensino fundamental em duas escolas de Guarapuava-PR. Revista Conexão UEPG. Vol. 10, n. 2, 2014.
TALOMANI, Jandira L. B., SAMPAIO, A. C. Educação ambiental: da prática pedagógica à cidadania. São Paulo: Escrituras Editoras, 2003.
VALLE, Hardalla Santos do. “Reciclar é Vida”: educando para transformar. Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Disponível em: <http://repositorio.furg.br:8080/bitstream/handle/1/3659/%E2%80%9CReciclar%20%C3%A9%20Vida%E2%80%9D%3A%20educando%20para%20transformar.pdf?sequence=1>. Acesso em: 12 fev. 2015.
VIEIRA, Eliezer de Jesus. Monografia: A Reciclagem Como Instrumento de Ensino. Disponível em: <http://pedagogiaaopedaletra.com/monografia-a-reciclagem-como-instrumento-de-ensino/>. Acesso em: 12 fev. 2015.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.