TRANSVERSALIZANDO SABERES NAS ARTES VISUAIS EM PROJETO DE EXTENSÃO – O CINE PIBID NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.15.i1.0013Palavras-chave:
Artes Visuais, Cinema, Interdisciplinaridade, PIBID.Resumo
Através desse artigo, relatam-se processos de extensão, ensino e pesquisa que refletem sobre as ações e práticas desenvolvidas com o cinema no Subprojeto Artes Visuais do Pibid/UFPel (Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), visando a formação de futuros professores de Artes Visuais. Objetiva-se socializar as experiências vividas pelos bolsistas no projeto de extensão intitulado CINE PIBID – Transversalizando Saberes nas Artes Visuais, desenvolvido em duas escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio atendidas pelo programa, a partir do segundo semestre de 2015 e no decorrer de 2016. O CINE PIBID aproximou a universidade da realidade dos alunos, reforçando o trânsito com os diversos repertórios na escola – o conhecimento formal e o informal, por meio de ações marcadas pelo conhecimento da área de estudo, afetividade, respeito mútuo e tolerância à diversidade.
Referências
ANDRADE, Viviane Alves de. Cinema brasileiro nas escolas: reflexões e proposta de implementação da lei 13.00614 na rede municipal do Rio de Janeiro. Revista do Seminário Mídias & Educação, v. 3, p. 01-11, 2017.
ANDRÉ, Marli Eliza D.A. Etnografia da prática escolar. 3.ed. Campinas: Papirus, 1999.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais, ética. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Presidência da República. Lei Nº 13.006, 26 de junho de 2014. Disponível em:
www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13006.htm Acesso em: 28 jan. 2018.
CANTON, Katia. José Rufino e a Memória. In: CANTON, Katia. Tempo e Memória. Temas da Arte Contemporânea. Editora WMF Martins Fontes, São Paulo, 2009. p. 37-45.
CAMARGO, Alê. A Ilha. 2008. Disponível em: http://portacurtas.org.br/filme/?name=a_ilha8942 Acesso em: 10 out. 2017.
CAPES. Ministério da Educação. PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/pibid> Acesso em: 19 out. 2016.
CUTTS, Steve. Man. 2012. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=RbpL5xGCXx8 Acesso em: 05 out. 2017.
DEUS, Ana Iara de. Obrigatoriedade do cinema na escola: uma análise sobre a lei 13.006/14In: ANPED SUL – Reunião Científica Regional da ANPED, 11., 2016, Curitiba. Anais... ,Curitiba, PR, 2016. Disponível em: http://www.anpedsul2016.ufpr.br/wp-content/uploads/2015/11/eixo19_ANA-IARA-SILVA-DE-DEUS.pdf Acesso em: 09 out. 2016.
DUARTE, Rosália. Cinema & educação: refletindo sobre cinema e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
FAZENDA, Ivani. Interdisciplinaridade, teoria e pesquisa. Campinas, SP: Papirus, 1994.
FRESQUET, Adriana; MIGLIORIN, Cesar. Da obrigatoriedade do cinema na escola, notas para uma reflexão sobre a Lei 13.006/14. In: FRESQUET, Adriana. (Org.). Cinema e Educação: a Lei 13.006 – Reflexões, perspectivas e propostas. Universo, 2015.
GUIMARÃES, I. V. Os artefatos midiáticos, a pesquisa e o ensino de Geografia. In: ALBUQUERQUE, M. A. M. de; FERREIRA, J. A. de S. (Orgs.). Formação, pesquisa e práticas docentes: reformas curriculares em questão. João Pessoa: Editora Mídia, 2013. p. 219-240.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Editora Hucitec/Rio de Janeiro: ABRASCO, 1992.
MUNIZ, Vik. Lixo extraordinário. Rio de Janeiro: G. Ermarkoff, 2010.
NAPOLITANO, M. Como usar o cinema na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2006.
PORTAL RESÍDUOS SÓLIDOS. Documentário: Lixo Extraordinário. Disponível em: https://portalresiduossolidos.com/documentario-lixo-extraordinario/ Acesso em: 07 ago. 2018.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Editora 34, 2009.
ROSENTHAL, Dália; RIZZI, Maria Christina. Artes. São Paulo: Blucher, 2013. (Série a reflexão e a prática no ensino; v.9 / coordenador Márcio Rogério Cano).
SCHEIBE, Leda. Valorização e formação dos professores para a educação básica: questões desafiadoras para um novo plano nacional de educação. Educação & Sociedade, v.31, n.112, p. 9811000, 2010.
WALKER, Lucy; JARDIM, João; HARLEY, Karen. Lixo Extraordinário. Reino Unido; Brasil: Almega Projects O2 Filmes, 2010. 1DVD (99 min), color.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.