ENTRE O ENSINO E A EXTENSÃO: A FORMAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DO LICENCIADO EM QUÍMICA - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.15.i3.0008Palavras-chave:
Licenciatura em Química, Formação de professores, Educação especial, Educação inclusiva, Extensão.Resumo
A formação inicial de professores destinada ao atendimento das demandas da Educação Especial, na perspectiva inclusiva, constitui-se num desafio para as Instituições formadoras. Este relato resulta das discussões didático-pedagógicas ocorridas na disciplina de Educação Inclusiva, do Curso de Licenciatura em Química do IFRO-Campus Ji Paraná-RO, que culminaram com o desenvolvimento de um projeto de extensão, que consistiu na integração dos conhecimentos teóricos vivenciados em sala de aula e na promoção de ações e intervenções pedagógicas junto a grupos externos à Instituição. As intervenções foram organizadas em oficinas, com produção de materiais didáticos, e ocorreram em 2017, em Ji-Paraná-RO. A partir dos resultados coletados, infere-se que discutir a educação inclusiva por meio de projetos de extensão aliados ao ensino contribui para uma aprendizagem significativa, promovendo a aceitação da temática entre os acadêmicos e capacitando-os quanto ao compromisso ético e político na promoção de práticas pedagógicas inclusivas no ensino da Química.
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