O CONHECIMENTO SOBRE PLANTAS MEDICINAIS POR ASSENTADOS RURAIS DE ARARAS (SP)
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.17.16842.005Resumo
O objetivo deste estudo foi listar plantas medicinais conhecidas pelos moradores dos Assentamentos Rurais de Araras (SP), registrando e preservando o conhecimento tradicional dos mesmos como primeira etapa para implantação de uma horta medicinal em sua área comunitária. Os dados foram obtidos através de questionário semiestruturado e analisados por estatística descritiva. O estudo contou com um informante principal e um informante chave, com total de 17 pessoas entrevistadas, obtendo uma lista com 77 espécies de plantas medicinais. Os assentados ressaltam a importância dessas plantas para suas famílias e o anseio em cultivá-las. Relataram que recorreram mais às plantas medicinais para tratar resfriado e problemas digestivos, como alternativa à alopatia. O conhecimento sobre essas plantas difere apenas quanto à idade dos informantes. Ficou nítida a importância e o valor cultural das plantas medicinais para os informantes e a necessidade de aprofundamento sobre o tema para posterior cultivo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.