BANCA DA CIÊNCIA NA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS NO CONTEXTO PANDÊMICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.21.24752.007

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência sobre a adaptação de práticas pedagógicas na Unidade Curricular (UC) Fundamentos Teórico-Práticos do Ensino de Ciências I durante a pandemia de COVID-19, no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Com foco no projeto Banca da Ciência, destaca-o como um espaço de extensão universitária integrado às atividades acadêmicas, articulando ensino, pesquisa e extensão. A pandemia exigiu adaptações, incluindo a transição para o ensino remoto e a criação de vídeos-experimentos como alternativa às avaliações presenciais. Os graduandos desenvolveram materiais audiovisuais para explorar conceitos científicos de forma prática e contextualizada. Esses vídeos ampliaram a divulgação científica nas redes sociais do projeto. A análise destaca a extensão universitária como ferramenta para conectar teoria e prática na formação docente, valorizando criatividade, interdisciplinaridade e reflexão crítica para enfrentar desafios educacionais contemporâneos.

Palavras-chave: Divulgação Científica; Curricularização da Extensão; Ensino de Ciências; Formação docente; Produção audiovisual.

Downloads

Biografia do Autor

Vitor Amorim, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC)

Professor de Ensino Fundamental e Médio na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC), São Paulo, SP, Brasil.  Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática.

Giselli Belli, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME)

Auxiliar Técnico na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME), São Paulo, SP, Brasil. Mestrado em Educação.

Ana Paula Moreira Alves, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Professora de Educação Básica na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME), São Paulo, SP, Brasil. Aluna de Doutorado na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, SP, Brasil.  

Emerson Izidoro, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Professor na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, SP, Brasil. Doutorado em Educação para a Ciência.

Downloads

Publicado

2025-05-29