BANCA DA CIÊNCIA NA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS NO CONTEXTO PANDÊMICO
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.21.24752.007Resumo
Este artigo apresenta um relato de experiência sobre a adaptação de práticas pedagógicas na Unidade Curricular (UC) Fundamentos Teórico-Práticos do Ensino de Ciências I durante a pandemia de COVID-19, no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Com foco no projeto Banca da Ciência, destaca-o como um espaço de extensão universitária integrado às atividades acadêmicas, articulando ensino, pesquisa e extensão. A pandemia exigiu adaptações, incluindo a transição para o ensino remoto e a criação de vídeos-experimentos como alternativa às avaliações presenciais. Os graduandos desenvolveram materiais audiovisuais para explorar conceitos científicos de forma prática e contextualizada. Esses vídeos ampliaram a divulgação científica nas redes sociais do projeto. A análise destaca a extensão universitária como ferramenta para conectar teoria e prática na formação docente, valorizando criatividade, interdisciplinaridade e reflexão crítica para enfrentar desafios educacionais contemporâneos.
Palavras-chave: Divulgação Científica; Curricularização da Extensão; Ensino de Ciências; Formação docente; Produção audiovisual.
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