RODA DE TERAPIA COMUNITÁRIA INTEGRATIVA EM SERVIÇOS ESPECIALIZADOS DE SAÚDE MENTAL: UMA EXPERIÊNCIA NO GRUPO VIVAZ
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.21.24881.022Resumen
Este estudo objetiva relatar a experiência de implantação e realização de rodas de Terapia Comunitária Integrativa (TCI) em serviços especializados em saúde mental e descrever as contribuições da interlocução entre ensino, pesquisa e extensão. O estudo é derivado do projeto de pesquisa e extensão "Terapia Comunitária Integrativa no território: espaços de cuidado para pessoas em sofrimento psíquico", com abordagem qualitativa e descritiva, sob a configuração de relato de experiência. A abordagem foi realizada com pessoas em sofrimento psíquico e familiares cadastrados naqueles serviços, em um município baiano, no Brasil. A experiência confirmou que a TCI é um dispositivo de cuidado em saúde mental potente, viável e essencial para o enfrentamento de situações promotoras de sofrimento, promovendo a qualidade de vida individual e coletiva. Assim, compreendeu-se que o eixo ensino-pesquisa-extensão, aliado às repercussões significativas para os usuários, destaca a importância de investir em práticas terapêuticas comunitárias, oportunizando aos participantes o protagonismo do seu processo de cuidado.
Palavras-chave: Prática de Saúde Integral; Saúde Mental; Serviços de Saúde para Estudantes; Terapia Comunitária Integrativa.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.