AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DE QUEIJOS COLONIAIS DE UMA AGROINDÚSTRIA FAMILIAR DO TERRITÓRIO CANTUQUIRIGUAÇU - PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.21.24917.016Resumo
A produção de queijos Coloniais é uma tradição na região Sul do Brasil, representando identidade cultural e renda para muitas famílias. O objetivo deste artigo é a caracterização dos queijos coloniais e do processo de produção de uma agroindústria familiar localizada no município de Cantagalo, no Território Cantuquiriguaçu, Paraná. Foram analisados quatro tipos de queijos: Tradicional, Temperado, Defumado e ao Vinho. Os queijos foram classificados como de média umidade (36,0% a 45,9%), com massas semiduras, e, quanto ao teor de gordura, os queijos Tradicional e Temperado foram classificados como gordos, enquanto o Defumado e ao Vinho classificados como semigordos. A atividade de água teve valor médio de 0,90, o pH médio foi 5,4, e os queijos apresentaram características sensoriais distintas. Portanto, a caracterização da produção e dos queijos coloniais permitiu uma melhor compreensão das propriedades dos queijos produzidos na agroindústria e sua diferenciação em relação a outros tipos de queijos.
Palavras-chave: queijaria artesanal; composição centesimal; caracterização.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.