EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E ARTICULAÇÃO DE SABERES: A PROPOSTA DO LALUPE – LABORATÓRIO LÚDICO PEDAGÓGICO

Autores

  • Elenice Parise Foltran Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Nelba Maria Teixeira Pisacco Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Dierone César Foltran Júnior Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

Extensão, Laboratório Lúdico Pedagógico, Formação de Professores.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar algumas reflexões sobre o papel da extensão no ambiente universitário, pois os projetos de extensão constituem-se como espaço ideal, para desenvolver ações que articulem o papel da Universidade e o seu compromisso social. Objetivando estabelecer essa relação, está sendo desenvolvido o Projeto LALUPE: Laboratório Lúdico Pedagógico:espaço para a formação de professores. Este artigo apresenta o referido Projeto de Extensão que tem, por objetivo, formar professores, capazes de utilizarem o pensamento conceitual diante da realidade, permitindo intervenções sólidas e consistentes na comunidade. A metodologia de trabalho se apresenta como proposta inovadora, possuindo, como aporte teórico, a pesquisa-ação, na perspectiva de Engel (2000); ensino pela pesquisa, de Berger (2004); e a complexidade como princípio, Demo (2002). Os resultados iniciais são expressos pelo entusiasmo e pela participação dos corpos discente e docente, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Biografia do Autor

Elenice Parise Foltran, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestre em Educação, Professora Assistente do Departamento de Educação.

Nelba Maria Teixeira Pisacco, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestre em Educação, Professora Assistente do Departamento de Educação.

Dierone César Foltran Júnior, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestre em Engenharia da Computação, Professor Assistente do Departamento de Informática.

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