EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: UMA ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO COM AS MULHERES RURAIS DO BAIRRO PEROBA DE ITAJUBÁ - MG

Autores

  • Tayrine Parreira Brito Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI
  • Samanta Borges Pereira Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI
  • Ednilson Moisés de Lima Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI
  • Gabriela Santos Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI
  • Pâmela Helia Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS
  • Viviane Guimarães Pereira Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI
  • Vitor Monteiro de Andrade Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI
  • Kalahan de Mello Battiston Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI
  • Miguel de Souza Pereira Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.14.i2.0006

Palavras-chave:

Dialogicidade, Política Nacional de Extensão Universitária, Economia Solidária, Agricultura Familiar.

Resumo

A extensão universitária é o instrumento mantenedor do diálogo da Universidade com a sociedade. A Política Nacional de Extensão Universitária (PNEU) fornece direcionamentos, nos quais os projetos de extensão devem se fundamentar e guiar suas ações. Partindo desse princípio, o objetivo deste trabalho é analisar os caminhos percorridos pelo Núcleo Travessia na execução do projeto de extensão “Economia Solidária na Peroba – Itajubá-MG: geração de renda e emancipação social das mulheres rurais”. Para a análise, foram realizadas comparações entre os procedimentos adotados pelo Núcleo Travessia e as diretrizes descritas na PNEU. Os resultados apontaram para a importância da Interação Dialógica desde a aproximação com a comunidade e sua relevância no estabelecimento da relação de respeito e confiança. A melhoria na autoestima e a conquista dos primeiros rendimentos mostraram o potencial de Transformação Social em projetos dessa dimensão, fazendo com que a Universidade cumpra com a sua missão de fomento ao desenvolvimento social.

Biografia do Autor

Tayrine Parreira Brito, Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI

Aluna de Mestrado da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Itajubá - MG, Brasil. 

Samanta Borges Pereira, Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI

Aluna de Doutorado da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras - RS, Brasil.

Ednilson Moisés de Lima, Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI

Aluno de Mestrado da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Itajubá - MG, Brasil. 

Gabriela Santos, Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI

Aluna de Mestrado da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Itajubá - MG, Brasil.

Pâmela Helia Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS

Aluna de Mestrado da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Itajubá - MG, Brasil. 

Viviane Guimarães Pereira, Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI

Professora da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Itajubá - MG, Brasil. Doutorado em Administração. 

Vitor Monteiro de Andrade, Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI

Aluno de Graduação da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Itajubá - MG, Brasil. 

Kalahan de Mello Battiston, Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI

Aluno de Graduação da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Itajubá - MG, Brasil. 

Miguel de Souza Pereira, Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI

Aluno de Graduação da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Itajubá - MG, Brasil. 

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Publicado

2018-04-30