DELINEAMENTO E USO DA METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO NO PROJETO DE EXTENSÃO SABER SUS EM JATAÍ, GOIÁS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.19.20052.002

Resumo

Sistema Único de Saúde (SUS) é exemplo em saúde pública de qualidade. O objetivo foi descrever o Projeto de Extensão Saber SUS e o uso de metodologia ativa de ensino. O público-alvo foram estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas de Jataí-Goiás. Foram definidas cinco estações sobre o SUS: Princípios e Diretrizes do SUS; Unidade Básica de Saúde/ Unidade de Pronto Atendimento; Estratégia Saúde da Família/ Núcleo de Apoio à Saúde da Família; Vacinação; Serviço de Atendimento Móvel de Urgência/ Acolhimento com Classificação de Risco. Nas cinco estações foram empregadas metodologias ativas de ensino. O tempo médio das ações em cada estação foi de sete minutos e o número de participantes variou entre 6 e 10. Assim, o Projeto de Extensão Saber SUS contribuiu para divulgar e promover o SUS e o uso da metodologia ativa permitiu que os estudantes tornassem protagonistas do processo de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Mayane Oliveira Assis, Universidade Federal de Jataí

Médica pela Universidade Federal de Jataí (2016-2022); Participante PROVEC no Projeto de Extensão Saber SUS da UFJ (2018-2019); Participante PIVIC no Projeto de Pesquisa Saber SUS da UFJ (2019-2019); Bolsista Remunerada no PET Saúde (2019-2020); Participante PIVIC no Projeto Estado nutricional, consumo alimentar e saúde mental na gestação e pós-parto e desfechos materno-infantis (2020-2021).

Renata Vitorino Borges, Universidade Federal de Jataí

Médica pela Universidade Federal de Jataí (2016-2022); Participante Voluntária no Projeto de Extensão Saber SUS da UFJ (2018-2019); Pesquisadora Voluntária no Projeto de Pesquisa Saber SUS da UFJ (2018-2019); Pesquisadora Bolsista do Projeto Estado nutricional, consumo alimentar e saúde mental na gestação e pós-parto e desfechos materno-infantis (2020-2021).

Ana Julia Ferreira Chagas, Universidade Federal de Jataí

Médica pela Universidade Federal de Jataí (2016-2022); Participação como aluna voluntária no Projeto de Extensão Saber SUS da UFJ (2018-2019); Participação como aluna voluntária no Projeto de Pesquisa Saber SUS da UFJ (2018-2019). 

Danilo Alvin de Paiva Gonçalves Filho, Universidade Federal de Jataí

Médico pela Universidade Federal de Jataí (2016-2022); Participante PROBEC no Projeto de Extensão Saber SUS da UFJ (2018-2019); Pesquisador Voluntário no Projeto de Pesquisa Saber SUS da UFJ (2018-2019).

Matheus Rodrigues Honorato, Universidade Federal de Jataí

Médico pela Universidade Federal de Jataí (2016-2022); Participante Voluntário no Projeto de Extensão Saber SUS da UFJ (2018-2019); Participante PIBIC no Projeto de Pesquisa Saber SUS da UFJ (2018-2019).

Ana Amélia Freitas Vilela, Universidade Federal de Jataí

Graduada em Nutrição (2008) e mestrado em Biociências pela Universidade Federal de Mato Grosso (2010). Realizou mestrado sanduíche (PROCAD) na UERJ. Doutora em Ciências Nutricionais pela  UERJ (2015), realizou o programa de doutorado sanduíche no exterior (PDSE) na School of Social and Community Medicine da University of Bristol, Bristol/ UK. Pós-doutorado em Epidemiologia Nutricional na UERJ. Professora adjunta no curso de medicina na Universidade Federal de Jataí. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Saúde - FANUT/UFG. 

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Publicado

2023-03-21