LEITURA: UMA FORMA DE ENRIQUECER A VIDA DE PORTADORES DE DEFORMIDADES FACIAIS

Autores

  • Nilcéia Albuquerque França Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Daniele Glaba Ferreira Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Kamila Batista da Silva Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

Leitura, Língua Portuguesa, Comunicação.

Resumo

Este projeto, único na região dos Campos Gerais, objetivou desenvolver a habilidade de ler e de interpretar textos verbais e não verbais e, principalmente desenvolver a habilidade da fala, das crianças e adolescentes, portadores de deformidades faciais, alunos de uma associação de voluntários, Associação Pontagrossense de Portadores de Deformidades Faciais (APPDF), Ponta Grossa. Constou de aulas de reforço de Língua Portuguesa aos alunos da associação, estudantes de 5ª a 8ª séries, ministradas, no contraturno, por acadêmicas do Curso de Letras da Universidade Estadual de Ponta Grossa, como estágio voluntário. Foi relevante, pois oportunizou aos alunos, desenvolvimento pleno, não só pessoal, como social, instrumentalizando- os no que tange às suas capacidades comunicativas e melhorando sua qualidade de vida. Destacamos também a importância de oportunizarmos aos acadêmicos, conhecer nossa realidade sócio-cultural-educacional, propiciando-lhes experiência pessoal e profissional, como alunos da Graduação. Os resultados foram importantes, pois os alunos apresentaram maior interação e participação nos eventos em geral.

Biografia do Autor

Nilcéia Albuquerque França, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora Mestre do Departamento de Letras Vernáculas - UEPG.

Daniele Glaba Ferreira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Acadêmica do Curso de Letras - UEPG.

Kamila Batista da Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Acadêmica do Curso de Letras - UEPG.

Downloads