A Revista Emancipação convida para o envio de artigos científicos para a seção temática: “Direitos humanos em perspectiva crítica na sociedade do Século XXI” que tem como objetivo divulgar as produções científicas, compartilhando os avanços sobre o tema, estimular o debate, os desafios e contradições da garantia dos direitos humanos das populações vulneráveis na sociedade contemporânea.
Falar, discutir, estudar e analisar os direitos humanos faz parte do cotidiano dos pesquisadores deste campo de conhecimento. No Brasil e no mundo da terceira década do século XXI torna-se fundamental pensar a dignidade humana, seja pela garantia dos direitos essenciais à vida ou pela necessidade de compreender melhor sua importância central para a continuidade civilizatória.
Pesquisar os direitos humanos é, além de evidenciar constantemente sua presença na sociedade, refletir claramente sobre seu papel do desenvolvimento da humanidade. Existem as “gerações” de direitos assim como os documentos e organismo internacionais que visam sua consecução. Porém, para além dos avanços legislativos, outros aspectos compõem a complexidade social deste campo de conhecimento. Entende-se que tal complexidade é essencial para os estudos atuais e críticos dos direitos humanos, num momento de agudização de discursos de ódio (xenofobia, racismo, machismo, LGBTfobia, dentre outras expressões) da desigualdade social, da sociedade do consumo, da alienação, da destruição do meio ambiente e do avanço de guerras por todo o planeta.
Sobre a temática proposta, Herrera Flores (2009, p. 19) contribui ao constatar que “os direitos humanos constituem a afirmação da luta do ser humano para ver cumpridos seus desejos e necessidades nos contextos vitais em que está situado”. Portanto, discutir direitos humanos é compreender a própria vida em sociedade, com seus dramas, limites, aberturas e possibilidades. É discutir modelos de desenvolvimento econômico, social, político e ambiental, assim como o acesso de grupos populacionais aos bens e serviços necessários para se viver com dignidade.
Essa perspectiva, não fragmenta direitos civis, políticos e sociais, mas os compreendem em uma lógica indissociável dos contextos concretos de vida das populações e das condições materiais de existência. Existência que se expressa na diversidade, na multiculturalidade, na hibridez e no respeito as diferentes formas de viver e compreender a dignidade da pessoa humana.
Esta seção temática ficará a cargo do Núcleo de pesquisa em direitos humanos, cidadania e políticas públicas do PPGCSA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas) da Universidade Estadual de Ponta Grossa. A seção terá ainda como editores: Drª Sandra Maria Scheffer; Drª Lislei Terezinha Preuss, Drª Cleide Lavoratti; Dr. Ney Alberto Salles Filho e o Dr. Carlos Coradassi. Os textos devem seguir as diretrizes da Emancipação, disponíveis em https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/about/submissions, e serem enviados através do sistema de submissão de revista em seu site entre 01/03/2024 até 07/06/2024. No momento da submissão  aos autores devem indicar o nome da seção temática ao cadastrar o artigo.  Artigos de tema livro continuarão a ser recebidos a qualquer tempo. 
Convidamos todas e todos a participar desta construção.