Chamada para seção temática: Chamada para seção temática: Governo digital e seguridade social: inovações e desafios para a proteção social
Postado em 2025-04-01A tecnologia de informação e comunicação (TIC) na área das políticas de seguridade social está dentro da proposta de ampliar o governo digital, como inovação para relação Estado e sociedade/cidadão. A prestação de serviços por meio de canais digitais pelo governo é apresentada como uma inovação, capaz de reduzir custos e de aumentar a eficiência do setor público. Há mudanças no acesso às políticas públicas de seguridade social no Brasil com uso de tecnologia para acesso remoto (internet e aplicativos) como o Meu INSS, no campo da previdência social. Na área da saúde a transformação digital ainda deve avançar para promover inovações no processo de trabalho, proteção de dados pessoais, ampliar a eficiência dos sistemas de informação em saúde. Na política de Assistência Social, a Rede SUAS e todos os sistemas de informações e comunicações criados pela SAGI -Secretaria de Gestão da Informação, trouxeram avanços na sistematização de dados sobre os serviços assistenciais e as condições de vulnerabilidade da população. O CadÚnico, desenvolvido como um banco de dados da população em situação de pobreza, é um instrumento de planejamento de políticas sociais.
O período da pandemia por COVID 19 acelerou o processo da transformação digital que já estava em curso no Brasil desde os anos 2000. Vivemos uma época de profundas transformações tecnológicas, o Governo Digital impacta na forma de acesso à seguridade social em razão do uso de tecnologias de informação e comunicação. Foram estabelecidos os atendimentos remotos para população via aplicativos, sites e outros canais digitais, a constituição de banco de dados e uma nova forma de relacionamento com o cidadão. Conforme a Lei nº 14.129/2021, a estratégia do governo digital no Brasil já está estabelecida como prioridade para a administração pública nas três esferas de governo.
A chamada de artigos para uma edição temática sobre Governo Digital e Seguridade Social busca reunir o debate acadêmico de pesquisadores vinculados à temática, oportunizando a produção de conhecimento e socialização das pesquisas científicas.
Esta seção temática terá como editora a Drª Lúcia Cortes da Costa e Drª Sandra Maria Scheffer, docentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas e do Bacharelado em Serviço Social da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Essa seção é uma atividade do Grupo de Pesquisa: Proteção social no Brasil e agenda social do Mercosul.
Os textos devem seguir as diretrizes da Emancipação, as quais podem ser consultadas em em https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/about/submissions, e serem enviados através do sistema de submissão de revista em seu site, entre 02/04/2025 até 04/06/2025. No momento da submissão as autoras e autores devem indicar o nome da seção temática ao cadastrar o artigo.
Convidamos todas e todos a submeter seus artigos a esta seção.