APONTAMENTOS SOBRE MEDIAÇÃO E MIDIATIZAÇÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE AS RELAÇÕES IMBRICAS ENTRE MÍDIA, POLÍTICA E SOCIEDADE (NOTES ABOUT MEDIATION AND MEDIATITIZATION: REFLEXION ABOUT RELATION BETWEEN MEDIA, POLITICS AND SOCIETY)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
No século XX, os media passam a fazer parte de nossas vidas, não só encurtando o tempo e as distâncias, mas gerando um novo fenômeno que veio a denomina-se mediatização. Este artigo, portanto, visa a uma reflexão sobre o fenômeno da mediatização ou midiatização para compreender as relações imbricadas entre mídia, política e sociedade, tendo como referência autores como BRAGA (2006), que compreende a mediatização como um processo social “gerador de tecnologia”, resultante de um processo dialético; IANNI (2001) e FIDALGO (2006), que, respectivamente elaboram as metáforas do “príncipe eletrônico” e do “superpanóptico”; e MARTÍN-BARBERO (2004), que aponta que os meios têm constituído uma cena importante da vida pública.
PALAVRAS-CHAVE: mediação, midiatização e política.
ABSTRACT: In XX century, media have became part of our lives, not only cuting short time and distances, but criating a new phenomenon that has being called mediatization. This essay, therefore, pretends to bring a refletion about phenomenon of mediatization to comprehends the relations betweem media, politics and socyty, having as reference author as BRAGA (2006), whom comprehends mediatization as social process “creator of tecnology”, which results of a dialetic process; IANNI (2001) and FIDALGO (2006), whom, respectively, elaborate the metaphoras of “eletronic prince” and “superpanoptic”; and MARTÍN-BARBERO (2004), whom says that media have constituted an important scene of public life.
KEYWORDS: mediation, mediatization and politics.
Downloads
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR.