Projeto BaBel: uma proposta de desenvolvimento comunitário sustentável em Baselstrasse (Lucerna –Suíça)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A comunidade de Baselstrasse/Bernstrasse em Lucerna, Suíça, é caracterizada por conter uma população multinacional formada por mais de 70 nações, todas mantendo seus específicos estilos de vida. O aumento da população economicamente pobre refletiu na reputação da comunidade de forma negativa. A dinâmica social dessa comunidade repercutiu, também, nos aspectos educacionais e sócio-culturais da região, levando professores e outros profissionais a enfrentarem grandes desafios. Uma equipe interdisciplinar formada por professores da Universidade de Ciências Sociais Aplicadas de Lucerna aceitou o desafio de trabalhar com a comunidade e desenvolveu um projeto denominado BaBel. O principal objetivo do Projeto BaBel era desenvolver um trabalho que trouxesse benefícios para os diferentes grupos que vivem na comunidade, para as instituições presentes no local, bem como criar espaços para os futuros stakeholders. Todos esses atores foram envolvidos no desenvolvimento do projeto. Diferentes metodologias foram utilizadas para fomentar a participação progressiva da população, tais como: ‘desenvolvimento de cenários’, grupos de intervenção, análise da comunidade realizada pelas crianças e pelos jovens. A implementação do projeto envolveu 16 diferentes campos de ação, os quais abarcaram temas como economia de energia e poluição sonora (projetos pilotos), projetos na área da infância (curricular e extracurricular), melhoria das áreas de proteção ambiental das margens do rio que corta a comunidade, melhoria dos espaços de lazer, saúde e prevenção, estabelecimento de pontos de encontro na área, melhoria nas estruturas comerciais e otimização do tráfego local.
Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável. Comunidade. Inter e multi-disciplinaridade.
Abstract: The Baselstrasse/Bernstrasse neighbourhood is characterized by its multinational population hailing from 70 nations, all maintaining their specific lifestyles. The increase in the number of economically weak people to a level above average triggers a process with a momentum of its own which has a lasting impact on the neighbourhood’s reputation. The social dynamics of this neighbourhood are reflected in its educational and sociocultural facilities, where teachers, youth workers and other professionals are faced with enormous challenges. An interdisciplinary team from the Lucerne University of Applied Sciences took the challenge and developed the project BaBeL. The aim of BaBeL is to enhance the status of the environment for the benefit of the population groups living in this neighbourhood. Right from the beginning, the population, the institutions anchored in the neighbourhood and further stakeholders were involved in the project. The project involved a several new developed methods to foster a participative progress such as working with Scenarios, large group interventions, neighbourhood analyzes by children and youth. The implementation of the project involved 16 different fi elds of action all together covering a wide area of topics including energy-saving and noise-protection pilot projects, extracurricular and curricular child care, upgrading of the river banks, the improvement of open spaces and parks, healthcare/prevention, the establishment of neighbourhood meeting points, the strengthening of business structures or traffic optimizations.
Keywords: Sustainable development. Community. Inter and Multidisciplinarity.
Downloads
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR.

Referências
BaBeL Nachhaltige Quartierentwicklung im Gebiet der Basel-/Bernstrasse. Luzern: Zwischenbericht an den Stadtrat, 2003
BaBeL Nachhaltige Quartierentwicklung Basel- Berns-trasse Luzern, Bericht an den Grossen Stadtrat von Luzern vom 4. Februar 2004.
GILLET, Jean-Claude. Animation. Luzern: Der Sinn der Aktion,1998.
ROGERS, Richard; GUMUCHDJIAN, Philip. Cities for a small planet. London: Westview Press, 1997.
WILLENER, A. (2005) Transdisziplinarität als Vo-raussetzung für eine integrale Quartierentwicklung, SozialAktuell 06/05, Bern.
WILLENER, Alex (2007) Integrale Projektmethodik. Für Innovation und Entwicklung in Quartier, Gemeinde und Stadt. Luzern: interact.7 “Comunidade Baselstrasse de Lucerna: onde a mistura de raças é borbulhante”.