Pedagogia da mística: as experiências do MST (Pedagogy of mystic: the experiences of the MST) - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/Emancipacao.v.8i2.109120
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Resumo
Neste artigo, queremos refletir sobre a pedagogia da mística enquanto espiritualidade cristã presente no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST. Mística que também se faz nas práticas pedagógicas e educativas do MST por meio de suas educações formal e não-formal com o intuito de fortalecer as lutas sociais desencadeadas pelo coletivo do movimento em suas várias vertentes. Dessa forma, a mística no e do MST se constitui um aphantésis (em grego: encontro) com o Deus da Vida. Esse encontro insere os sujeitos históricos do movimento na vocação permanente para “Ser Mais”, ser gente que quer brilhar e sonhar com uma nova sociedade. Neste sentido, queremos provocar reações críticas para que se possa entender as praticas do MST como um ato de misticidade que acontece no cotidiano de suas lutas e resistências.
Palavras-chave: Mística. Pedagogia. Movimento social. MST.
Abstract: In this article, we want to reflect on the Mystical Pedagogy as a Christian spirituality in the Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST (Movement of the Landless Rural Workers). We also found this Mystic in pedagogical and teaching practices of the MST by formal and non-formal education with the aim of strengthening the social struggles triggered by the movement in its various ramifications. Thus, the mystic in and of the MST constituted an aphantésis (meeting in Greek) with the God of Life. This meeting inserts the historical subjects of the movement in the permanent vocation to “Be More”, be people who want to light and dream about a new society. In this sense, we want to provoke critical reactions in order to be possible to understand the practices of the MST as a mystic acting that happens in its daily struggles and resistances.
Keywords: Mysticism. Pedagogy. Social movement. MST.
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