Reflexões teórico-críticas sobre o ideal esportivo e suas implicações para a racionalidade e para a corporeidade (Theoretical-critical reflections on sport ideals and its implications to rationality and ...)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo elege a problemática da valoração do esporte e seus ideais como grande agente de homogeneização de consciências e materializador de uma corporeidade construída com apoio das novas tecnologias para a difusão midiática de imagens esportivizadas. Objetivamos apresentar reflexões orientadas pela Teoria Crítica e outros pensadores como Bourdieu, Elias, Ehrenberg que endereçaram o esporte e suas características catalisadores de uma cultura física e social reforçada por elementos do esporte. Metodologicamente, articulamos achados teóricos com os fenômenos sociais contemporâneos em busca de maior compreensão. As discussões teóricas indicam uma associação entre os ideais do esporte e o mercado, produtor de mercadorias esportivas e “atletas treinados” para o trabalho alienado. Assim, atividades físico-esportivas são permeadas de valores da sociedade industrial capitalista que transformou o esporte em mercadoria para o espetáculo comunicacional nas redes e em influência por sua contínua busca de performance e recordes.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR.
Referências
ADORNO, Theodor W. Educação após Auschwitz. In: ADORNO, T.W. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1995a. p. 119-138.
ADORNO, Theodor W. O Ataque de Veblen à Cultura. In: ADORNO, T.W. Prismas. São Paulo: Ática, 1998. p. 69-90.
ADORNO, Theodor W. Tempo Livre in: ADORNO, Theodor. Indústria Cultural e Sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
ADORNO, Theodor W. & HORKHEIMER. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos (1947). 2. Ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1991.
ADORNO, Theodor W. Historiche und soziale Voraussetuzungen modernen Sports. In: Hortleder/ Gebauer (Hrsg.) Sport-Eros-Tod. Frankfurt: Suhrkamp,
P. 91-112.
BAUDRILLARD, Jean. A Sociedade de Consumo. Lisboa : Edicoes 70, 2008.
BRACHT, Valter. Sociologia Crítica do Esporte: Uma Introdução. Florianópolis: EDUFES, 1997.
BROHM, Jean-Marie. 1976. “Sociologie politique du sport“. In : BERTHAUDE, G. e col. Sport, culture et répression. Paris: FM: 16-31.
BRUNO, Fernanda. Membranas e Interfaces. In ILLAÇA, Nízia et al. (orgs). Que corpo é esse? Rio de Janeiro, Mauad, 1999, p. 98-113.
CAVALCANTI, Katia Brandão. Esporte para Todos: Um Discurso Ideológico. Sâo Paulo: IBRASA, 1984.
CODO, Wanderley & SENNE, W. O que é Corpo(latria). São Paulo, Brasiliense, 1985.
COSTA, Vera Lucia de Menezes. Esportes de Aventura e Risco na Montanha: uma trajetória de jogo com riscos e incertezas. In: MOREIRA, Wagner Wey & SIMÕES, Regina.(orgs) Fenômeno Esportivo no início de um Novo Milênio, Unimep, 2000. P. 53-62.
DEBRAY, Regis. Vida e Morte da Imagem, São Paulo: Vozes, 1993.
EHRENBERG, Alain. O Culto da Performance. São Paulo: Ideias e Letras, 2010.
ELIAS, Norbert. A busca da Excitação, Lisboa: Dipl, 1992.
FREUD, Sigmund. (1929) Psicologia das Massas e Análise do Ego in Edição Standart Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, vol. XVIII. Rio de Janeiro: Imago Editora Ltda., 1996.
GORZ, Andre. O Imaterial: Conhecimento, Valor e Capital. São Paulo: nnablume, 2005.
KEHL, Maria Rita. O espetáculo como meio de subjetivação. In: BUCCI, E.; KEHL, M. (orgs). Videologias. São Paulo: Boitempo, 2004.
LASCH, Cristopher. A Cultura do Narcisimo. Rio de Janeiro, Imago, 1983.
LE BRETON, David. A Sociologia do Corpo. Petrópolis-RJ: Vozes, 2011a.
MARCUSE, Herbert. Ideologia da Sociedade Industrial. Rio de Janeiro: Zahar, 1973.
MARCUSE, Herbert. Eros e Civilização: uma interpretação filosófica do pensamento de Freud. 6ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
MAUSS, Marcel. As técnicas corporais. In: ________. Sociologia e Antropologia. São Paulo, EPU/EDUSP, 1974.
PEREIRA, Flávio M. Dialética da Cultura Física. São Paulo: Ícone editora, 1988.
RAMOS, Conrado. A Dominação do Corpo no Mundo Administrado. São Paulo, Editora Escuta, 2004.
SANTAELLA, Lúcia. Corpo e Comunicação: Sintoma da Cultura. São Paulo: Paulus, 2004b.
SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Antropologia do Ciborgue. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
VAZ, Alexandre F. Treinar o corpo, dominar a naturaza: Notas para uma análise do esporte com base no treinamento corporal in: Cadernos Cedes, ano XIX,
nº 48, Agosto/ 1999, p 89-108. VAZ, Alexandre F. Corporalidade e formação na obra de Theodor W. Adorno: questões para a reflexão
crítica e para as práticas corporais. Perspectiva, Florianópolis, v. 22, n. especial, p. 21-49, 2004.
VAZ, Alexandre F. Teoria Crítica do Esporte: Origens, Polêmicas, Atualidade in Resultado Parcial do projeto Teoria Crítica, Racionalidades e Educação. 2008.
VAZ, Alexandre F. Encontro entre Corpo, Técnica e Tecnologia. In Cadernos de Formação RBCE, set. 2016, p. 88-96.
VAZ, Alexandre F. & BASSIANI, Jason. Técnica, Corpo e Coisificação: Notas de Trabalho Sobre o Tema da Técnica em Theodor W. Adorno In Educ. Soc., Campinas, vol. 29, n. 102, jan./abr. 2008, p. 99-118
VIGARELLO, Georges et al. História do Corpo: as Mutações do Olhar. O século XX. Vol. 3. Petrópolis, J: Vozes, 2011.
VIGARELLO, Georges et al. História da Virilidade: a Virilidade em Crise? O Século XX e XXI. Vol 3. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.