Adolescente em cumprimento de medida socioeducativa de semiliberdade: seu perfil no Distrito Federal

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Elessandra da Silva Cruz
Bernardo Kipnis
Alcyone Vasconcelos

Resumo

O presente artigo descreve o perfil do adolescente em cumprimento de medida socioeducativa de semiliberdade no Distrito Federal (DF). Utilizou-se abordagem de natureza quantitativa, a partir do levantamento de dados secundários coletados nos registros eletrônicos das seis unidades de semiliberdade do DF que são inseridos no SIPIA. As análises referentes às variáveis idade, sexo, etnia, escolaridade, situação profissional, convívio familiar, bairro de residência, renda familiar e uso de drogas são apresentadas relacionando os resultados a outras pesquisas e à literatura atual sobre o assunto. Como resultados, observou-se que a maioria dos adolescentes em semiliberdade no DF é de afrodescendentes, que se encontram matriculados em instituição de ensino, com distorção na relação idade/série escolar, não trabalham, são oriundos de famílias chefiadas por mulheres e possuem residência nas regiões administrativas de Planaltina, Ceilândia e Sobradinho do Distrito Federal. Cenário este coincidente com estudo realizado 10 anos antes, indicando ter havido pouca mudança em termos do perfil desse público analisado. 

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Como Citar
CRUZ, E. da S.; KIPNIS, B.; VASCONCELOS, A. Adolescente em cumprimento de medida socioeducativa de semiliberdade: seu perfil no Distrito Federal. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 21, p. 1–23, 2021. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.21.2115214.012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/15214. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Elessandra da Silva Cruz, Universidade de Brasília - UnB

Mestranda em Política Públicas e Gestão da Educação pela Universidade de Brasília. Especialista em Políticas Públicas e Socioeducação pela UnB. Licenciada em Letras pela Universidade de Brasília e em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). E-mail: ele.c.silva@gmail.com.

Bernardo Kipnis, Universidade de Brasília - UnB

Doutor em Comparative Education - University of London. Pós doutorado na University of California, Berkeley, como bolsista CAPES. Pós-doutorado em Monash University, Austrália, como bolsista CAPES. Mestre em Economia pela Universidade de Brasília. Graduado em Economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor associado da Universidade de Brasília. Faculdade de Educação e Diretor do Centro de Estudos Avançados em Governo e Administração Pública. E-mail: bernardo.kipnis@gmail.com

Alcyone Vasconcelos, Universidade de Brasília - UnB

Doutora em Administração da Educação pela Illinois State University. Professora da Universidade de Brasília – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade. E-mail: alcyone.v@gmail.com

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