Acolhimento institucional e desinstitucionalização: uma revisão integrativa de literatura em psicologia

Conteúdo do artigo principal

Pablo Mateus dos Santos Jacinto
https://orcid.org/0000-0002-4894-5893
Maria Virgínia Machado Dazzani
https://orcid.org/0000-0001-5303-3576

Resumo

Este estudo retrata uma revisão integrativa de literatura sobre desinstitucionalização de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional. Foram mapeados artigos indexados no Portal de Periódicos da CAPES e nas bases SciELO e LILACS publicados entre 2003 e 2019 e vinculados à área de psicologia. Na busca foram encontrados 24 artigos que contemplavam os critérios estabelecidos. A partir do conteúdo dos textos, foram levantadas diferentes categorias de análise que estão contidas nos debates relativos ao processo de desinstitucionalização nesse contexto: reinserção familiar, adoção e desligamento por maioridade. Constatou-se uma ampla forma de abordagem da temática, sendo o abrigamento tratado ora como danoso ao desenvolvimento, ora como uma medida protetiva essencial. Dentre os estudos elencados, nota-se a escassez nas pesquisas que abordam o desligamento por maioridade, o que reflete uma lacuna, visto que grande parte dos adolescentes em situação de abrigamento são desinstitucionalizados por essa via.

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Detalhes do artigo

Como Citar
JACINTO, P. M. dos S.; DAZZANI, M. V. M. . Acolhimento institucional e desinstitucionalização: uma revisão integrativa de literatura em psicologia . Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 20, p. 1–15, 2020. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.20.2016477.026. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/16477. Acesso em: 4 nov. 2024.
Seção
Seção Temática 30 anos do ECA - Estatuto da Criança e Adolescente
Biografia do Autor

Pablo Mateus dos Santos Jacinto, Centro Universitário Jorge Amado

Mestre e doutorando em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia. Graduação em Psicologia pela Universidade do Estado da Bahia. Docente no Centro Universitário Jorge Amado. E-mail: pablojacintopsi@gmail.com.

 

Maria Virgínia Machado Dazzani, Universidade Federal da Bahia

Mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia. Professora Associada III do Instituto de Psicologia (IPS-UFBA). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Investigações em Psicologia Cultural: Cultura, Linguagem, Transições e Trajetórias Desenvolvimentais (CULTS/UFBA). E-mail: vdazzani@gmail.com.

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