Nem tudo é midiatização: como entender, ver e analisar a complexidade dos processos comunicacionais sem banalizar (Not everything is mediatization: how to understand, regard and analyze the complexity of the communication processes without ...)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo apresenta reflexões e inferências sobre os estudos em midiatização. São discutidos a formação, as lógicas de funcionamento e os métodos de pesquisa sobre o fenômeno da midiatização para aplicação no trabalho de dissertação sobre as convergências de processos e práticas para a interação da sociedade em midiatização. O eixo argumentativo desdobra-se sobre as precauções mobilizadas para que as processualidades não sejam reduzidas à ampla abrangência e ao determinismo do pensamento único. Encaminha-se um raciocínio para que a midiatização seja visualizada como um jogo de relações de sentidos transversais, diferidos, difusos, heterogêneos e fragmentados, que produzem interações e vínculos por meio de práticas e processos em circulação na sociedade.
Palavras-chave: Midiatização. Circulação e interação social. Dispositivos sociais.
Abstract: This paper presents reflections and insights on the mediatization studies. It aims at discussing the formation, the operating logic, and the methods of research on the mediatization phenomenon. This analysis intends to aid a dissertation about the convergence of processes and practices regarding the interaction of the mediatized society. The argumentation is centered on the precautions against the reduction of the media processes to the all-encompassing view and the determinism of the pensée unique. It is also argued that the mediatization should be viewed as a set of transversal relationships, which are deferred, diffused, heterogeneous and fragmented, and produce interactions and linkages through the existing practices and processes of the society.
Keywords: Mediatization. Circulation and social interaction. Social devices.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR.