Do Cuidado Presencial ao Cuidado Remoto: Processos de Resiliência Profissional no Atendimento a Vítimas de Acidente de trânsito com Deficiência Física em Contexto de Pandemia

Conteúdo do artigo principal

Erika Guimaraes Soares De Azevedo Andrade
https://orcid.org/0000-0003-4816-9393
Maria Angela Mattar Yunes
https://orcid.org/0000-0002-4653-3895
Leonardo Fernandes Martins
https://orcid.org/0000-0002-0941-6294

Resumo

O estudo teve por objetivo investigar elementos e dimensões de resiliência profissional em trabalhadores de uma instituição de reabilitação integrada que atende pessoas com deficiência física, vítimas de acidentes de trânsito durante a pandemia da COVID-19. Os pressupostos teóricos estão pautados na Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano e no modelo de Resiliência em Famílias de Froma Walsh. Com delineamento qualitativo foram realizadas entrevistas semiestruturadas e análises a partir da Grounded Theory. Os resultados identificaram três eixos de categorias: reinvenção das práticas profissionais; convivência com a dualidade emocional e Experiências inovadoras. As categorias em conjunto demonstraram elementos que evidenciam processos de resiliência profissional pautados na ressignificação e nas transformações de percepções, sentimentos e práticas de trabalhadores em contexto de risco causado pela Pandemia da COVID-19. 

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Detalhes do artigo

Como Citar
Guimaraes Soares De Azevedo Andrade, E., Mattar Yunes, M. A. ., & Fernandes Martins, L. (2022). Do Cuidado Presencial ao Cuidado Remoto: Processos de Resiliência Profissional no Atendimento a Vítimas de Acidente de trânsito com Deficiência Física em Contexto de Pandemia. Emancipação, 22, 1–15. https://doi.org/10.5212/Emancipacao.v.22.2219180.010
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Erika Guimaraes Soares De Azevedo Andrade, Universidade Salgado de Oliveira

Doutora e Mestre em Psicologia Social Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO. Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário do Triângulo, UNITRI. Docente da graduação em Pedagogia da Faculdade Maria Thereza, FAMATH. E-mail: soareserika@yahoo.com.br

Maria Angela Mattar Yunes, Universidade Salgado de Oliveira

Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela University of Dundee, Escócia. Graduada em Psicologia pelo Instituto Unificado Paulista. Docente da Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO e colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle. . E-mail: mamyunes@yahoo.com.br.

Leonardo Fernandes Martins, Universidade Salgado de Oliveira

Doutor e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Docente da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-RJ. ORCID: 0000-0002-0941-6294 . E-mail: leomartinsjf@gmail.com.

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