A concepção de acolhimento no serviço social: uma revisão dos eventos CBAS E ENPESS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo objetiva investigar como o Serviço Social na política de saúde contempla o acolhimento em suas produções teóricas. Caracteriza-se como um estudo exploratório, baseado em pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, fundamentada na teoria social crítica e no método dialético e suas categorias. A coleta de dados ocorreu com o levantamento das produções teóricas nos anais dos CBAS e ENPESS no período de 2010 a 2019. Foram selecionados onze artigos, sendo cinco correspondentes ao CBAS e seis ao ENPESS. Embora existam produções teóricas conceituadas sobre o tema pesquisado, reconheceu-se os limites do estudo quanto ao escasso número encontrado sobre a temática. Constatou-se que as produções teóricas analisadas apresentam a importância do acolhimento, com foco no fortalecimento do projeto de humanização do Sistema Único de Saúde (SUS), atrelado ao projeto profissional crítico do Serviço Social. Reconheceu-se também a relevância da discussão do acolhimento nos espaços que promovem a pesquisa e a produção do conhecimento da categoria.
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR.
Referências
ALVES, Francielle Lopes; MIOTO, Regina Célia Tamaso; GERBER, Luiza Maria Lorenzini. A Política Nacional de Humanização e o Serviço Social: elementos para o debate. In: Revista Serviço Social e Saúde Campinas, v.6 n.6 p.33-52, maio 2007. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/sss/article/view/8634944/2829 Acesso em: 8.out. 2021.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução Luís Antero Reto, Augusto Ribeiro. São Paulo: Edições 70, 2016.
BEZERRA, Camila de Almeida Gomes, et al. O serviço social na estratégia saúde da família e a promoção da saúde: uma revisão sistemática baseada no método prisma. Cadernos ESP - Revista Científica da Escola de Saúde Pública do Ceará, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 69–79, 2019. Disponível em: . Acesso em: 8 out. 2021.
BRASIL. Código de ética do/a assistente social. Lei 8.662/93 de regulamentação da profissão. Brasília-DF: Conselho Federal de Serviço Social.
BRASIL. Constituição Federal de 1988. Brasília, 1988.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. Acolhimento nas práticas de produção de saúde. 2. ed. 5. reimp. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2010. 44 p. Série B. Textos Básicos de Saúde.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização (PNH). Brasília, 2013.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. Acolhimento e classificação de risco nos serviços de urgência. Brasília, 2009. 56 p.: il. color. Série B. Textos Básicos de Saúde.
BRAVO, Maria Inês Souza; MATOS Maurílio Castro. Projeto ético-político do Serviço Social e sua relação com a reforma sanitária: elementos para o debate. In: Serviço Social e Saúde: Formação e Trabalho Profissional. São Paulo, Cortez Editora, p. 197-217. 2006.
BRAVO, Maria Inês Souza. O trabalho do assistente social nas instâncias públicas de controle democrático no Brasil. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009. (Coletânea Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais).
CFESS. Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Saúde. [Brasília]: Conselho Federal de Serviço Social, [2010]. Disponível em: <http://www.cfess.org.br/arquivos/Parametros_para_a_Atuacao_de_Assistentes_Sociais_na_Saude.pdf> Acesso em: 25 de out. 2021.
CFESS. Residência em Saúde e Serviço Social subsídios para reflexão. Brasília, 2017. Disponível em: <http://www.cfess.org.br/arquivos/CFESS-BrochuraResidenciaSaude.pdf> Acesso em: 25. out. 2021
CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa em ciências humanas. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
CHUPEL, Cláudia Priscila. O Acolhimento em saúde para os profissionais do Serviço Social: uma reflexão baseada no princípio da integralidade e sua relevância junto aos processos sócio-assistenciais. Florianópolis, 2005. 85f. Trabalho de Conclusão de Curso (Departamento de Serviço Social). Universidade Federal de Santa Catarina.
CHUPEL, Cláudia Priscila. Acolhimento e Serviço Social: um estudo em hospitais estaduais da Grande Florianópolis. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina. 2008.
DAL PRÁ, Keli Regina. As ações profissionais do Serviço Social no Centro de Saúde do Saco Grande e a consolidação do Sistema Único de Saúde. In Revista Virtual Textos & Contextos. Nº 2, ano II, dez. 2003. Disponível em: <https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/965/745> Acesso em: 13. nov.2021.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. - São Paulo: Atlas, 2008.
MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação dos dados. 5. ed. São Paulo: Atlas S.A., 2002. 282 p.
MORAES, Carlos Antonio de Souza. Pesquisa em Serviço Social: concepções e críticas. Revista Katálysis [online]. 2017, v. 20, n. 03, pp. 390-399. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-02592017v20n3p390 Acesso em: 9. nov. 2021.
NOGUEIRA, Vera Maria Ribeiro; MIOTO, Regina Célia Tamaso. Desafios atuais do Sistema Único de Saúde – SUS e as exigências para os Assistentes Sociais. In: Serviço Social e Saúde: Formação e Trabalho Profissional, 2003. Disponível em: <https://www.poteresocial.com.br/wp-content/uploads/2021/03/texto-Desafios-atuais-do-Sistema-%C3%9Anico-de-Sa%C3%BAde-%E2%80%93-SUS-eas-exig%C3%AAncias.pdf> Acesso em: 06 de nov. 2021
TEIXEIRA, Joaquina Barata; BRAZ, Marcelo. O projeto ético-político do serviço social. In: Conselho Federal De Serviço Social - CFESS (org.). Serviço social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília, DF: CFESS: ABEPSS, 2009. p. 185-200. Disponível em: http://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/522. Acesso em:.16 de out. 2023.