Marx e a imprensa no contexto da sociedade de classes: luzes sobre a realidade no Brasil atual

Conteúdo do artigo principal

Jaime Hillesheim
https://orcid.org/0000-0002-2798-6418
Douglas Michel Capiotti
https://orcid.org/0000-0002-9289-3795

Resumo

Marx nem sempre é lembrado por suas atividades jornalísticas, e suas contribuições em revistas e jornais são comumente secundarizadas. Buscamos neste artigo resgatar as contribuições de Marx para a compreensão da imprensa enquanto veículo ideológico nas lutas de classes. A partir dos registros de suas atividades, podemos identicar essas contribuições e compreender como
Marx procedia metodologicamente para a divulgação de ideias nas disputas de classe em andamento nas Revoluções e Contrarrevoluções de 1848 na Europa. Por meio de uma análise detalhada dos artigos escritos por Marx na Nova Gazeta Renana, pudemos extrair as considerações julgadas mais importantes acerca da função social da imprensa e dos deveres que Marx imputa a tal
veículo ideológico. A recuperação desse debate incita a reflexão sobre o papel da imprensa em face do uso de tradicionais e novos veículos para pautar temas e formar a opinião pública, num contexto marcado pela polarização política, considerando a particularidade brasileira. 

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Como Citar
HILLESHEIM, J.; CAPIOTTI, D. M. . Marx e a imprensa no contexto da sociedade de classes: luzes sobre a realidade no Brasil atual. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 23, p. 1–22, 2023. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.23.2321556.031. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/21556. Acesso em: 25 dez. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Jaime Hillesheim, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor da Graduação em Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFSC. E-mail: jaime.h@ufsc.br

Douglas Michel Capiotti, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina. E-mail: douglas.capiotti@yahoo.com.br 

 

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