O impacto da diversidade cultural na agenda política educacional brasileira: uma avaliação das demandas sociais

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Thiago Felipe Sebben
https://orcid.org/0000-0002-5004-4613
Gonçalo Cassins Moreira do Carmo
Bruno Pedroso
https://orcid.org/0000-0002-7905-2393
André Mendes Capraro

Resumo

O debate em prol do reconhecimento da diversidade cultural brasileira vem se intensificando ao longo das últimas décadas, mediante sucessivas lutas de movimentos sociais identitários. Dados apresentados pelo IBGE em 2022 evidenciam que as políticas públicas para reconhecimento da diversidade cultural ainda não são suficientes. O objetivo deste artigo é avaliar o impacto desse discurso na agenda das políticas educacionais brasileiras. O procedimento adotado foi a pesquisa bibliográfica organizada em três etapas. As lutas dos movimentos sociais identitários influenciadas pelos teóricos do Multiculturalismo, dos Estudos Culturais e dos Black Studies contribuíram para a centralidade do tema da diversidade cultural na agenda internacional, impactando posteriormente a agenda política educativa nacional através de um processo não linear de avanços e retrocessos. Conclui-se que as políticas para a diversidade cultural precisam ser potencializadas, com a participação de grupos sociais historicamente marginalizados nas instâncias deliberativas e de gestão de políticas públicas.

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Como Citar
SEBBEN, T. F.; CASSINS MOREIRA DO CARMO, G.; PEDROSO, B.; MENDES CAPRARO, A. O impacto da diversidade cultural na agenda política educacional brasileira: uma avaliação das demandas sociais. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 25, p. 1–21, 2025. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.25.23343.010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/23343. Acesso em: 23 maio. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Thiago Felipe Sebben, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Positivo. Professor de Educação Física da Rede Municipal de Educação de Curitiba/PR. E-mail: podemanda84@hotmail.com.

Gonçalo Cassins Moreira do Carmo, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Doutor em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduado em Educação Física pela UEPG. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas (UEPG) e do Departamento de Educação Física (UEPG). E-mail: goncalocassins@gmail.com.

Bruno Pedroso, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2013). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR., Graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG. E-mail: prof.brunopedroso@gmail.com

André Mendes Capraro, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutor e Mestre em História pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Graduado em Educação Física pela UFPR e Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná e Graduado em História pelo Uninter. Professor Titular da Universidade Federal do Paraná, vinculado ao Departamento de Educação Física e professor dos programas de Pós-Graduação (mestrado/doutorado) em Educação Física e Turismo (mestrado). E-mail: andrecapraro@gmail.com.

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