Educação ambiental e Agroecologia: a construção coletiva do Grupo Econorte (RS)

Conteúdo do artigo principal

Elisângela Lazzari
https://orcid.org/0000-0002-0926-0015
Sérgio Botton Barcellos
https://orcid.org/0000-0002-6935-4398

Resumo

Nesta pesquisa, o objetivo é compreender como ocorrem as ações de educação ambiental entre os participantes do grupo de agroecologia Econorte, no município de São José do Norte – RS. Utilizou-se uma abordagem metodológica qualitativa, com a utilização de dados primários e secundários. A partir da investigação, observou-se que o grupo de agroecologia Econorte desenvolve ações de educação ambiental baseadas em uma concepção de ambiente e de vida considerada saudável, expressa nas experiências de produção, organização e comercialização realizadas pelo grupo, bem como nas trocas entre produtores e fregueses. Foi possível perceber mudanças de compreensão e de práticas, como: o consumo agroecológico nos núcleos familiares; a superação da visão de que a produção agroecológica é uma atividade exclusivamente feminina; a ampliação da participação política no  município; e o engajamento na construção de movimentos com pautas ambientais, como no caso da luta contra a presença de grandes empreendimentos de mineração no território.  

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Como Citar
LAZZARI, E.; BOTTON BARCELLOS, S. Educação ambiental e Agroecologia: a construção coletiva do Grupo Econorte (RS). Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 25, p. 1–19, 2025. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.25.2524164.022. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/24164. Acesso em: 23 jul. 2025.
Seção
Inovação e Desenvolvimento Social: uma perspectiva emancipatória
Biografia do Autor

Elisângela Lazzari, Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Mestra em Educação Ambiental pelo Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Licenciada em Ciências Biológica pela FURG. Professora da Rede Pública de Ensino do Estado de Santa Catarina. E-mail: elisangelalazzari94@gmail.com.

Sérgio Botton Barcellos, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutor e Mestre m Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFFRJ). Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria(UFSM). Professor do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). E-mail: sergiobbarcellos.ufpb@gmail.com. 

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