O ACORDEÃO NO CENÁRIO POLÍTICO, ECONÔMICO E SÓCIO-CULTURAL BRASILEIRO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo definir os principais contornos do cenário político econômico social e cultural do Brasil, de 1920 até os dias atuais, para situar entre os aspectos identitários da cultura brasileira, uma das manifestações do campo artístico musical envolvendo o acordeão. O conhecimento histórico da trajetória deste instrumento através de práticas e agentes sociais, contribuem ao resgate e à compreensão de elementos que constituem a sociedade brasileira. A identificação de condicionantes estruturais e elementos conjunturais, se fazem necessárias nesta análise, porque refletem a realidade nos mais variados ângulos, cujos resultados destas constatações possibilitem reflexões e ações mais conscientes diante das manifestações culturais e artísticas autênticas do povo brasileiro. Caso contrário, a tendência é de se perpetuar o hiato entre a teoria e a prática, especialmente no meio intelectual e cultural.
PALAVRAS-CHAVE: cultura popular música acordeão; integração social; identidade cultural.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR.