UMA ANÁLISE A RESPEITO DO PENSAMENTO CONSERVADOR

Conteúdo do artigo principal

Roberto Stelmacki Junior

Resumo

O principal objetivo deste trabalho é realizar uma revisão teórica, bem como a citação de estudos de caso, a respeito do tema conservadorismo. Foram analisadas linhas de pensamento de diversos autores contemporâneos, bem como casos recentes de nossa história a fim de detectar maior ou menor grau de conservadorismo no discurso e na ação propriamente dita. Este trabalho apresenta diversas conceituações, dentre elas, o que vem a ser conservadorismo, tradicionalismo e progressismo na visão multidisciplinar de historiadores, sociólogos, filósofos e cientistas sociais. Também  enfatiza as principais características do comportamento e do discurso conservador. Esclarece que conservadorismo é a tendência a cristalizar a ordem vigente e/ou a intenção de controlar as mudanças sociais a fim de garantir a minimização de suas conseqüências negativas para o estamento dominante.

 

PALAVRAS-CHAVE: Conservadorismo, progressismo e tradicionalismo.

Downloads

Detalhes do artigo

Como Citar
STELMACKI JUNIOR, R. UMA ANÁLISE A RESPEITO DO PENSAMENTO CONSERVADOR. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 6, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/72. Acesso em: 25 maio. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Roberto Stelmacki Junior, UEPG

Professor atuante no ensino médio, pré-vestibular e superior, mestrando em Ciências Sociais Aplicadas na UEPG – Universidade Estadual de Ponta Grossa, desenvolvendo estudos na área de Desenvolvimento Regional e analisando a organização de APL’s – Arranjos Produtivos Locais. rrpgpr@uol.com.br