ANÁLISE DAS CATEGORIAS CIDADANIA/ DIREITOS, POBREZA E ASSISTÊNCIA SOCIAL NO DISCURSO OFICIAL DO PROGRAMA FOME ZERO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo apresenta a reflexão sobre as noções de cidadania/direitos, pobreza e assistência social produzidas pelo documento oficial do Programa Fome Zero e pelos discursos veiculados pela mídia sobre este Programa. A direção será, portanto, de compreender os significados apresentados de Cidadania, Pobreza e Assistência Social e analisá-los através de autores especialistas nestas categorias. Luiz Inácio Lula da Silva em janeiro de 2003, no ato de sua posse, definiu como o “carro-chefe” de seu governo, no campo social, o Programa Fome Zero. Com este Programa, o presidente Lula assumiu publicamente, como meta social principal de sua administração, a responsabilidade em acabar com a fome no Brasil. Sua principal finalidade é combater a fome de 44 milhões de brasileiros através de ações de cunho emergencial, estrutural e participativo na construção de uma ampla política de segurança alimentar para o Brasil. Deste modo, é imprescindível ter acesso à forma como categorias norteadoras deste Programa são definidas e tratadas no documento oficial; pois a partir destas será possível analisarmos criticamente a essência do Programa Fome Zero e sua implementação na atual realidade brasileira.
PALAVRAS-CHAVE: Cidadania, Pobreza e Assistência Social.
Downloads
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR.