Quem controla a política de ninguém? Anonymous Brasil e o ativismo hacker nas redes de comunicação (Who control the politics of no one? Anonymous Brazil and hacktivism in communication networks) Doi: 10.5212/Emancipacao.v.15i2.0008
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Resumo: Esse artigo analisa a atuação política dos hackers a partir de um estudo de caso da rede Anonymous Brasil, uma das vertentes do hacktivismo no contexto brasileiro. Para tanto, utiliza as postagens de um dos diferentes perfis Anonymous no Twitter, no período da Operação Hacking Cup (#OpHackingCup), que consistiu em uma série de protestos virtuais contra a Copa do Mundo de 2014. Metodologicamente, o desenho de pesquisa adota uma abordagem multimétodo, unindo análise de conteúdo e estatística descritiva. Os resultados evidenciam que por meio da utilização de ferramentas digitais transgressivas e do anonimato, esses atores não estatais evidenciam táticas estratégicas de ação diante do controle/vigilância presentes na sociedade contemporânea.
Palavras-chave: Anonymous Brasil. Ativismo hacker. Redes informacionais.
Abstract: This article analyses the political actuation of hackers from a study case of the Anonymous Brazil network, one of the faces of hacktivism in the Brazilian context. For such, this paper utilises tweets from one Anonymous profile in Twitter, during the period of the Operation Hacking Cup (#OpHackingCup), which entailed several digital protests against the 2014 World Cup. Methodologically, this paper adopts a research design based on a multi-method approach, uniting content analysis and descriptive statistics. The results show that, by the means of transgressive digital tools and anonymity, those actors spotlight strategical tactics as a countermeasure to the control/surveillance that is present in the contemporary society.
Keywords: Anonymous Brazil. Hacktivism. Informational networks.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR.