A PUBLICIDADE E A PROTEÇÃO DO CONSUMIDOR INFANTO-JUVENIL: BREVE DENÚNCIA DA VIOLAÇÃO DE GARANTIAS

Conteúdo do artigo principal

Maria Cecília Naréssi Munhoz Affornalli

Resumo

Este artigo analisa como a atividade publicitária, no Brasil, vem repercutindo sobre a eficácia da proteção jurídica do consumidor e sobre o princípio constitucional da dignidade da pessoa humana. Cita alguns exemplos de campanhas publicitárias que, direta ou indiretamente, atingiram a atenção do público formado por crianças e adolescentes, a partir do conceito de publicidade enganosa e abusiva. Esclarece como funciona o controle da atividade publicitária, no Brasil.

PALAVRAS-CHAVE: publicidade e direito do consumidor; dignidade da pessoa humana; abusos da publicidade; criança e adolescente consumidor; eficácia da proteção ao consumidor.

Downloads

Detalhes do artigo

Como Citar
AFFORNALLI, M. C. N. M. A PUBLICIDADE E A PROTEÇÃO DO CONSUMIDOR INFANTO-JUVENIL: BREVE DENÚNCIA DA VIOLAÇÃO DE GARANTIAS. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 6, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/81. Acesso em: 25 maio. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Maria Cecília Naréssi Munhoz Affornalli, Faculdades Integradas Santa Cruz - Faresc

Professora junto às Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba – FARESC e do Complexo de Ensino Superior do Brasil – UNIBRASIL. Mestre em Ciências Sociais Aplicadas e Especialista em Novas Tendências do Direito Contemporâneo, pela UEPG. E-mail: mc.mz@ibest.com.br

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)