A ECONOMIA SOLIDÁRIA COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO

Conteúdo do artigo principal

Dalila Maria Pedrini
Adriana Lucinda Oliveira

Resumo

A Economia Solidária emerge como uma resposta à crise do mundo do trabalho e caracteriza-se pelo posicionamento dos/as trabalhadores/as e da sociedade civil organizada em contraposição aos reflexos trazidos pela acumulação flexível. Diferentes atores sociais integram essa proposta que se constitui por processos participativos e democráticos comprometidos com a emancipação social. Apresentamos a Economia Solidária no seu processo de constituição como política pública, como vetor de desenvolvimento solidário e sustentável e como estratégia de enfrentamento à pobreza, há medida que possibilita o empoderamento dos sujeitos e da sociedade civil. O estudo evidencia os atores, as possibilidades, os limites e os desafios desta rica experiência.

PALAVRAS-CHAVE: Economia Solidária, Alternativa de Desenvolvimento.

Downloads

Detalhes do artigo

Como Citar
PEDRINI, D. M.; OLIVEIRA, A. L. A ECONOMIA SOLIDÁRIA COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 7, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/89. Acesso em: 24 maio. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Dalila Maria Pedrini, UFMG

Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; foi professora da Universidade Regional de Blumenau (FURB) até 2003; fundadora da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP/FURB); professora do curso: Movimentos Sociais, Organizações Populares e Democracia Participativa da UFMG e Cáritas Brasileira; assessora do Programa Nacional de Políticas Públicas da Cáritas Brasileira

Adriana Lucinda Oliveira, UFMT

Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional de Blumenau (FURB); professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)