Educação, trabalho e gênero na sociedade indígena: estudo sobre os Kaingang de Faxinal no Paraná - DOI: http://dx.doi.org/10.5212/Emancipacao.v.10i1.341350
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A produção acadêmica e bibliográfica voltada para a temática indígena tem revelado a ausência de debates e pesquisas sobre questões de gênero e especificidades das mulheres no interior das organizações socioculturais indígenas. Nesse sentido, o presente texto discute o papel da mulher indígena Kaingang no Paraná, focando sua importância na comunidade. Dentre os fatores analisados, estão as questões socioeconômicas, políticas, educacionais e linguísticas. Por meio de pesquisa qualitativa, quantitativa e bibliográfica, procurou-se verificar se a educação escolar tem priorizado projetos voltados à questão de gênero, bem como ao papel da mulher na sociedade e na escola.
Palavras-chave: Índios Kaingang. Gênero. Educação.
Abstract: The academic production and the reference material available regarding indigenous issues have been revealing a lack of debate and research on issues such as gender and the characteristics of the women within the indigenous organizations dealing with social and cultural matters. Therefore, this paper discusses the role of indigenous Kaingang women in the state of Paraná, focusing on their importance in the community. Among the analyzed factors are the socioeconomic, political, educational and linguistic issues. By means of a qualitative/quantitative research and of the analysis of the available literature, the authors sought to verify whether or not the school has prioritized projects aimed at the issues of gender and of the role of women in society and in the school.
Keywords: Kaingang Indians. Gender. Education.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR.