Capital social e desenvolvimento do turismo no Município de São Luiz do Paraitinga/SP, Brasil

Autores

  • Luiz Fernando de Almeida Candelária Junior Universidade de Taubaté (UNITAU)
  • Monica Franchi Carniello Universidade de Taubaté (UNITAU)

Resumo

Este trabalho realiza o levantamento de informações sobre o papel dos atores sociais na formação do capital social local, e das possíveis ações de marketing, como ferramentas promotoras das atividades turísticas no Município de São Luiz do Paraitinga, Estado de São Paulo. Compreende-se o capital social como o conjunto de arranjos sociais e relações que possibilitam direcionar ações individuais e coletivas, em benefício de causas que atendam positivamente aos anseios da coletividade; e as ações de marketing, como os processos sociais e de gestão que são desenvolvidos para atender às satisfações das necessidades dos indivíduos e das organizações. A pesquisa caracteriza-se como descritiva e qualitativa, com coleta de dados por entrevista com atores sociais do Município. Verificou-se que as relações dos moradores – que resultaram em um representativo patrimônio cultural – e a cooperação entre os distintos atores sociais, implicou a potencialização do turismo no Município, ainda que sem um planejamento formal, mas decorrente de objetivos comuns que puderam ser alcançados por meio da participação e trabalho conjunto da população local. Portanto, a existência de elevado grau de capital social constitui uma variável diretamente relacionada com o desenvolvimento do Município estudado.

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Publicado

2012-08-03

Como Citar

CANDELÁRIA JUNIOR, L. F. de A.; CARNIELLO, M. F. Capital social e desenvolvimento do turismo no Município de São Luiz do Paraitinga/SP, Brasil. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 10, n. 19, p. 10–26, 2012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18842. Acesso em: 16 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS E ENSAIOS