Capital social e desenvolvimento do turismo no Município de São Luiz do Paraitinga/SP, Brasil
Abstract
Este trabalho realiza o levantamento de informações sobre o papel dos atores sociais na formação do capital social local, e das possíveis ações de marketing, como ferramentas promotoras das atividades turísticas no Município de São Luiz do Paraitinga, Estado de São Paulo. Compreende-se o capital social como o conjunto de arranjos sociais e relações que possibilitam direcionar ações individuais e coletivas, em benefício de causas que atendam positivamente aos anseios da coletividade; e as ações de marketing, como os processos sociais e de gestão que são desenvolvidos para atender às satisfações das necessidades dos indivíduos e das organizações. A pesquisa caracteriza-se como descritiva e qualitativa, com coleta de dados por entrevista com atores sociais do Município. Verificou-se que as relações dos moradores – que resultaram em um representativo patrimônio cultural – e a cooperação entre os distintos atores sociais, implicou a potencialização do turismo no Município, ainda que sem um planejamento formal, mas decorrente de objetivos comuns que puderam ser alcançados por meio da participação e trabalho conjunto da população local. Portanto, a existência de elevado grau de capital social constitui uma variável diretamente relacionada com o desenvolvimento do Município estudado.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Os autores são responsáveis, em qualquer que seja o formato do texto, pelas opiniões expressas ou indiretas presentes em seus respectivos trabalhos, não endossáveis pelo Conselho Editorial e pelos editores da Revista, bem como pela autenticidade do trabalho. Ao publicar trabalhos na Revista Internacional de Folkcomunicação, os autores cedem automaticamente os direitos autorais à publicação para veiculação das produções acadêmicas, sem ônus para a Revista. Os autores detêm os direitos autorais do texto para o caso de publicações posteriores e concedem à Revista Internacional de Folkcomunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista. Por serem publicados em revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais, sendo permitida a publicação simultânea em repositórios institucionais.