Em busca da folkconvivialidade: aproximações entre a Teoria da Folkcomunicação e o pensamento filosófico-educacional de Ivan Illich
Resumo
Um dos mais polêmicos filósofos da educação, Ivan Illich destacou-se na década de 1970 por sua análise da sociedade capitalista-industrial. Porém, sua “sociedade sem escolas” é um dos aspectos de uma análise mais ampla, abrangendo a falência dos meios de transportes urbanos, da medicina e do sistema sanitário, do consumismo e do equilíbrio ecológico global, em uma perspectiva de concentração de poderes pelas instituições sociais formais. Neste sentido, Illich defendia o resgate destes processos sequestrados pela institucionalização do mundo, incluindo os fluxos comunicacionais. As noções de convivialidade e de redes de aprendizagem propostas por ele guardam notável semelhança com a comunicação dos excluídos desvelada pela Folkcomunicação. Em uma tentativa de compreensão transdisciplinar, analisamos os paralelos conceituais entre o pensamento de Ivan Illich e a teoria folkcomunicacional de Luiz Beltrão, destacando as ferramentas conviviais como elo comum para um conceito de folkconvivialidade.Downloads
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