Em busca da folkconvivialidade: aproximações entre a Teoria da Folkcomunicação e o pensamento filosófico-educacional de Ivan Illich

Autores

  • Marcelo Sabbatini Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Resumo

Um dos mais polêmicos filósofos da educação, Ivan Illich destacou-se na década de 1970 por sua análise da sociedade capitalista-industrial. Porém, sua “sociedade sem escolas” é um dos aspectos de uma análise mais ampla, abrangendo a falência dos meios de transportes urbanos, da medicina e do sistema sanitário, do consumismo e do equilíbrio ecológico global, em uma perspectiva de concentração de poderes pelas instituições sociais formais. Neste sentido, Illich defendia o resgate destes processos sequestrados pela institucionalização do mundo, incluindo os fluxos comunicacionais. As noções de convivialidade e de redes de aprendizagem propostas por ele guardam notável semelhança com a comunicação dos excluídos desvelada pela Folkcomunicação. Em uma tentativa de compreensão transdisciplinar, analisamos os paralelos conceituais entre o pensamento de Ivan Illich e a teoria folkcomunicacional de Luiz Beltrão, destacando as ferramentas conviviais como elo comum para um conceito de folkconvivialidade.

Downloads

Publicado

2012-08-03

Como Citar

SABBATINI, M. Em busca da folkconvivialidade: aproximações entre a Teoria da Folkcomunicação e o pensamento filosófico-educacional de Ivan Illich. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 10, n. 19, p. 44–59, 2012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18844. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS E ENSAIOS