A Queijadinha de Dona Marieta em São Cristóvão/SE no Contexto do Folkturismo como Estratégia para o Desenvolvimento Local

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.16.i36.0015

Resumo

RESUMO A relação estreita entre mídia, turismo e cultura popular expandiu o olhar dos discípulos de Luiz Beltrão, que a partir da Folkcomunicação, teoria genuinamente brasileira, observaram a apropriação dos bens culturais como atrações turística através de meios de informação e da comunicação. Elementos da produção local como manifestações culturais, religiosas e gastronômicas, por exemplo, passam a se tornar produtos vendáveis que impactam principalmente na economia da região. Dessa forma, esta pesquisa tem por base apontar a Queijada de Dona Marieta como elemento folkturistico na cidade de São Cristóvão, como estratégia para o desenvolvimento local. A contribuição deste debate consiste em fortalecer o reconhecimento da teoria beltraniana, bem como expandir os olhares dos discípulos de Luiz Beltrão. PALAVRAS-CHAVE Folkturismo; Queijadinha; São Cristóvão; Turismo.

Biografia do Autor

Flávio Menezes Santana

Mestrando em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo. Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Tiradentes – UNIT/SE. Correio eletrônico: ms.flaviosantana@hotmail.com.

Severino Alves de Lucena Filho, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Pesquisador da Rede Brasileira de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação. Doutor em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Correio eletrônico: recifrevo@uol.com.br.

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Publicado

2018-07-24

Como Citar

SANTANA, F. M.; LUCENA FILHO, S. A. de. A Queijadinha de Dona Marieta em São Cristóvão/SE no Contexto do Folkturismo como Estratégia para o Desenvolvimento Local. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 16, n. 36, p. 251–268, 2018. DOI: 10.5212/RIF.v.16.i36.0015. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19131. Acesso em: 27 abr. 2024.