Folkcomunicação digital e práticas consumeristas da tanajura em Tianguá (CE)

Autores

  • João Eudes Portela de Sousa Docente Efetivo: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará. Mestre e Doutorando em Comunicação e Linguagens pelo PPGCom na Universidade Tuiuti do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.17.i38.0011

Resumo

A pesquisa tem como objetivo analisar práticas alimentares influenciadas pelos estudos folkcomunicacionais na contemporaneidade. Partindo da premissa que a alimentação faz parte da vida humana e as práticas que envolvem essa temática mediada pela tecnologia foram reconfiguradas, os discursos promovidos nas mídias digitais trazem o reflexo da diversidade cultural nas sociedades. O estudo faz uma análise de como sujeitos do município de Tianguá-Ceará se apropriam dos meios de comunicação digital para compartilhar suas práticas culturais no consumo da tanajura, revelando o ethos do seu povo em produções simbólicas que ressaltam a cultura e suas tradições num sentimento de pertença. As redes sociais digitais têm possibilitado um espaço de expressão e circulação de mensagens promovendo uma visibilidade na representação de grupos historicamente marginalizados. Folkcomunicação; Cultura; Redes sociais digitais; Tanajura.

Biografia do Autor

João Eudes Portela de Sousa, Docente Efetivo: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará. Mestre e Doutorando em Comunicação e Linguagens pelo PPGCom na Universidade Tuiuti do Paraná.

Mestre e Doutorando em Comunicação e Linguagens no Programa de Pós-Graduação da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Docente efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), desenvolve pesquisas nas áreas de Folkcomunicação, Identidade, Cultura e Marketing.

Downloads

Publicado

2019-07-12

Como Citar

PORTELA DE SOUSA, J. E. Folkcomunicação digital e práticas consumeristas da tanajura em Tianguá (CE). Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 17, n. 38, p. 183–199, 2019. DOI: 10.5212/RIF.v.17.i38.0011. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19171. Acesso em: 29 abr. 2024.