Folkmarketing e semiótica

uma análise do uso de signos do universo LGBTI em ações de marketing

Autores

  • Thiago Garcia Martins UNIPAR

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.20.i44.0002

Resumo

Muito se discute sobre o real conceito de marketing cultural, isto é, qualquer ação mercadológica que tange a cultura de um grupo ou sociedade pode ser considerado marketing cultural? De qualquer maneira, é de praxe do marketing utilizar a cultura como critério para entender um determinado mercado. Para refletir sobre isso, exemplifico como a utilização de signos da cultura LGBTI são utilizadas em diferentes contextos por marcas como Santander e Avon. Para esta última, utilizo da semiótica peirceana para analisar o comercial #Eaitápronta? no qual apresenta elementos que tangem a diversidade e o movimento LGBTI para criar um significado para sua marca, um reposicionamento da mesma.  Assim, foi possível analisar ações de marcas que utilizam de signos culturais em suas ações de folkmarketing para gerarem significados intangíveis para seus produtos por meio das marcas.

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Publicado

2022-07-23

Como Citar

GARCIA MARTINS, T. Folkmarketing e semiótica: uma análise do uso de signos do universo LGBTI em ações de marketing. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 20, n. 44, p. 30–49, 2022. DOI: 10.5212/RIF.v.20.i44.0002. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/20505. Acesso em: 22 dez. 2024.