Samba: da margem social a identidade nacional

Autores

  • Doutora Raqueli Biscayno Viecili Fisioterapeuta, Doutora em Ciências Pneumológicas, Dançarina de Dança de Salão, Membro Pesquisadora do Grupo de Pesquisa CIRANDAR https://orcid.org/0009-0005-0174-7610
  • Doutor Marcílio de Souza Vieira Bolsista de Produtividade em Pesquisa Cnpq – Nível 2, Pós-Doutor em Artes (UNESP) e Educação (UFPB). Doutor em Educação (UFRN), Professor do Curso de Dança da UFRN. Líder do Grupo de Pesquisa CIRANDAR, Artista da Cena. https://orcid.org/0000-0002-2034-0796

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.21.i46.0005

Palavras-chave:

Afrodescendência;, Corpo-samba;, Estudo cultural;, Samba.

Resumo

A união entre europeus e africanos modelou um corpo-samba de características ímpares impregnado na imaginação brasileira. A ideia é provar que o samba, produto marginalizado pelas elites, passou a ser símbolo de brasilidade, uma identidade Nacional. Num primeiro momento são traçados breves contextos históricos, sociais e políticos das décadas de 1910 a 1940 em relação a história e evolução do samba no Brasil. Num segundo momento trazemos a construção do corpo pelo samba. A teoria dos estudos culturais foi usada como base para a investigação histórica. Tal estudo foi realizado através de análises sócio-históricas em artigos e livros, que possibilitassem a interpretação das representações construídas em torno da passagem do significado do samba, de sua música e dança de cunho popular para uma representação da cultura brasileira.

Palavras Chave: Samba, Estudo cultural, Corpo-Samba, Afrodescendente, Rio de Janeiro

Biografia do Autor

Doutora Raqueli Biscayno Viecili, Fisioterapeuta, Doutora em Ciências Pneumológicas, Dançarina de Dança de Salão, Membro Pesquisadora do Grupo de Pesquisa CIRANDAR

Fisioterapeuta, Doutora em Ciências Pneumológicas, Dançarina de Dança de Salão, Membro Pesquisadora do Grupo de Pesquisa CIRANDAR

Doutor Marcílio de Souza Vieira, Bolsista de Produtividade em Pesquisa Cnpq – Nível 2, Pós-Doutor em Artes (UNESP) e Educação (UFPB). Doutor em Educação (UFRN), Professor do Curso de Dança da UFRN. Líder do Grupo de Pesquisa CIRANDAR, Artista da Cena.

Bolsista de Produtividade em Pesquisa Cnpq – Nível 2, Pós-Doutor em Artes (UNESP) e Educação (UFPB). Doutor em Educação (UFRN), Professor do Curso de Dança da UFRN. Líder do Grupo de Pesquisa CIRANDAR, Artista da Cena.

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

VIECILI, R. B.; DE SOUZA VIEIRA, M. Samba: da margem social a identidade nacional. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 21, n. 46, p. 92–105, 2023. DOI: 10.5212/RIF.v.21.i46.0005. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/21760. Acesso em: 10 maio. 2024.