Samba: da margem social a identidade nacional

Autores

  • Doutora Raqueli Biscayno Viecili Fisioterapeuta, Doutora em Ciências Pneumológicas, Dançarina de Dança de Salão, Membro Pesquisadora do Grupo de Pesquisa CIRANDAR https://orcid.org/0009-0005-0174-7610
  • Doutor Marcílio de Souza Vieira Bolsista de Produtividade em Pesquisa Cnpq – Nível 2, Pós-Doutor em Artes (UNESP) e Educação (UFPB). Doutor em Educação (UFRN), Professor do Curso de Dança da UFRN. Líder do Grupo de Pesquisa CIRANDAR, Artista da Cena. https://orcid.org/0000-0002-2034-0796

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.21.i46.0005

Palavras-chave:

Afrodescendência;, Corpo-samba;, Estudo cultural;, Samba.

Resumo

A união entre europeus e africanos modelou um corpo-samba de características ímpares impregnado na imaginação brasileira. A ideia é provar que o samba, produto marginalizado pelas elites, passou a ser símbolo de brasilidade, uma identidade Nacional. Num primeiro momento são traçados breves contextos históricos, sociais e políticos das décadas de 1910 a 1940 em relação a história e evolução do samba no Brasil. Num segundo momento trazemos a construção do corpo pelo samba. A teoria dos estudos culturais foi usada como base para a investigação histórica. Tal estudo foi realizado através de análises sócio-históricas em artigos e livros, que possibilitassem a interpretação das representações construídas em torno da passagem do significado do samba, de sua música e dança de cunho popular para uma representação da cultura brasileira.

Palavras Chave: Samba, Estudo cultural, Corpo-Samba, Afrodescendente, Rio de Janeiro

Biografia do Autor

Doutora Raqueli Biscayno Viecili, Fisioterapeuta, Doutora em Ciências Pneumológicas, Dançarina de Dança de Salão, Membro Pesquisadora do Grupo de Pesquisa CIRANDAR

Fisioterapeuta, Doutora em Ciências Pneumológicas, Dançarina de Dança de Salão, Membro Pesquisadora do Grupo de Pesquisa CIRANDAR

Doutor Marcílio de Souza Vieira, Bolsista de Produtividade em Pesquisa Cnpq – Nível 2, Pós-Doutor em Artes (UNESP) e Educação (UFPB). Doutor em Educação (UFRN), Professor do Curso de Dança da UFRN. Líder do Grupo de Pesquisa CIRANDAR, Artista da Cena.

Bolsista de Produtividade em Pesquisa Cnpq – Nível 2, Pós-Doutor em Artes (UNESP) e Educação (UFPB). Doutor em Educação (UFRN), Professor do Curso de Dança da UFRN. Líder do Grupo de Pesquisa CIRANDAR, Artista da Cena.

Referências

ANDRADE, Mário de. Ensaio sobre a música brasileira. 3a ed. São Paulo: Vila Rica; Brasília: INL, 1972.

ANTAN, Leonardo. Quilombo: Corpos Que Dançam, Corpos Que Falam – Reflexões Sobre A Corporeidade Nas Escolas De Samba. 2020. Disponível em:

http://www.carnavalize.com/2020/08/quilombo-corpos-que-dancam-corpos-que.html?m=0 Acesso em 01/04/2023.

BRAGA, Júlio, Fuxico do candomblé: estudos afro-brasileiros. Feira de Santana: Universidade Estadual de Feria de Santana, 1998.

BELTRÃO, Luiz. Folkcomunicação: a comunicação dos marginalizados. São Paulo, Ed.

Cortez, 1980.

BORDENAVE, Juan E. Diaz. Além dos Meios e Mensagens. Rio de Janeiro, Ed. Vozes, 1995.

BORDENAVE, Juan E. Diaz. O que é Comunicação. São Paulo, Ed. Brasiliense, 1988.

CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas: estrategias para entrar y salir de la modernidad. Buenos Aires: Sudamericana, 1995

COELHO, Carla Araújo. O Estado Novo E A Integração Do Samba Como Expressão Cultural Da Nacionalidade. Revista Vernáculo, n. 27, 1o sem./2011

CUNHA, Fabiana Lopes. Da marginalidade ao estrelato: o samba na construção da nacionalidade (1917-1945). São Paulo: Annablume, 2004.

DINIZ, André. Almanaque do samba: a história do samba, o que ouvir, o que ler, onde curtir. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

EDGAR, Andrew; SEDGWICK, Peter. Teoria Cultural de A a Z. Tradução: Marcelo Rollemberg. São Paulo: Contexto, 2003.

FRAZÃO, Rosenberg Fernando de Oliveira. Malandragem e ordem social: (um estudo da autoridade malandra através do samba e da literatura) Tese (Pós-Graduação em Sociologia) Universidade Federal de Pernambuco, CFCH., 2003.

GAGLIETTI, Mauro. BARBOSA, MHS. A Questão da Hibridação Cultural em Néstor García Canclini. Anais [...] INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação VIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Região Sul – Passo Fundo – RS. 2007

GOMES, R. C. S. Pelo telefone mandaram avisar que se questione. . . Per Musi, Belo Horizonte, n.28, 2013, p.176-191.

LOPES, Nei. Partido-alto: samba de bamba. Rio de Janeiro: Pallas, 2005.

MUNANGA, Kabengele e GOMES, Nilma Lino. O negro no Brasil de hoje. São Paulo: Global. 2006. Acesso em: 01 abr. 2023.

NAPOLITANO, Marcos. História & música. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

PINTO, Tiago de Oliveira. As cores do som: estruturas sonoras e concepções estéticas na música afro-brasileira. In.: África, São Paulo: USP, v.22-23, 2001. pp. 87-109.

SANDRONI, Carlos. Feitiço decente: Transformações do samba no Rio de Janeiro (1917-1933). Rio de Janeiro, Jorge Zahar /Editora UFRJ, 2001.

SIMÕES, Danyelle Thais Santos. O Samba entre povo e nação. Monografia (curso de Comunicação Social), UniCEUB – Centro Universitário de Brasília, 2006.

SODRÉ, Muniz. Samba, o dono do corpo. Rio de Janeiro: Codecri, 1979

SODRÉ, Muniz. O terreiro e a cidade: a forma social negro-brasileira. Petrópolis: Vozes, 1998.

THEODORO, Helena. Guerreiras do samba. Textos escolhidos de cultura e artes populares, Rio de Janeiro, v.6, n.1, p. 223-236, 2009.

VIANNA, Letícia C.R. Bezerra da Silva: produto do morro: trajetória e obra de um sambista que não é santo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

VIECILI, R. B.; DE SOUZA VIEIRA, M. Samba: da margem social a identidade nacional. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 21, n. 46, p. 92–105, 2023. DOI: 10.5212/RIF.v.21.i46.0005. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/21760. Acesso em: 22 dez. 2024.