Cultura popular na comunicação dos movimentos sociais:

o caso do uso da mística na comunicação do MST

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.21.i47.0006

Palavras-chave:

Cultura popular na América Latina, Comunicação do MST, Mística, Movimentos sociais na América Latina, Teologia da Libertação

Resumo

Este artigo procura mostrar como a Teologia da Libertação, que está na gênese da formação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), influi na concepção da política de comunicação do movimento por meio do uso da mística. Um dos pilares da política de comunicação do MST é a valorização e incorporação da cultura popular do camponês. Essa valorização acontece nas místicas: momentos de celebração da luta que mexem com os sentimentos dos militantes e colabora para compartilhar, entre os quadros do movimento, os avanços e conquistas dos outros setores: os da produção, da comunicação e dos da formação e educação. Mesmo com o distanciamento das instituições religiosas, a influência desses rituais permanece e acontece em diversos atos do movimento, desde as reuniões diárias, passando pelos cursos de formação, encontros e até na produção dos veículos de comunicação.   

Biografia do Autor

Alexandre Barbosa, Universidade Nove de Julho e Centro de Estudos Latino-americanos sobre Comunicação e Cultura

Doutor em Ciências da Comunicação (ECA-USP), mestre em Jornalismo Comparado (ECA-USP), especialista em Jornalismo Internacional (PUC-SP),jornalista pela UMESP. Coordenador do curso de Jornalismo da Uninove e pesquisador do Celacc-USP

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Publicado

2023-12-01

Como Citar

BARBOSA, A. Cultura popular na comunicação dos movimentos sociais:: o caso do uso da mística na comunicação do MST . Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 21, n. 47, p. 108–128, 2023. DOI: 10.5212/RIF.v.21.i47.0006. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/22477. Acesso em: 27 abr. 2024.